Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Funasa/AM cria programa para melhorar qualidade da água

A iniciativa visa atender os municípios com suporte técnico nos sistemas de distribuição/ tratamento de água e Módulos Sanitários Domiciliares (MSDs)

Funasa/AM cria programa para melhorar qualidade da água

Funasa/AM cria programa para melhorar qualidade da água (Divulgação)

A Fundação Nacional de Saúde no Amazonas (Funasa/AM) criou, este ano, o Programa Integrado de Engenharia e Educação Ambiental para atuar na fiscalização e orientação de obras municipais conveniadas com a Fundação. O primeiro município a ser beneficiado com a ação integrada será Atalaia do Norte (a 1.138 quilômetros a oeste de Manaus).

A iniciativa visa atender os municípios com suporte técnico nos sistemas de distribuição/ tratamento de água e Módulos Sanitários Domiciliares (MSDs), além de orientar os agentes comunitários de saúde sobre o uso adequado dessas estruturas, de modo a evitar o desperdício de água e preservar o meio-ambiente.

O programa surgiu após o superintende da Suest/AM, Gedeão Amorim orientar a equipe de Serviço de Saúde Ambiental (Sesam) da Fundação sobre a importância de se estar presente em todas as visitas técnicas aos municípios, em ação conjunta com a Divisão de Engenharia e Saúde Pública (Diesp).

"Preparamos uma oficina e vamos levar nossa equipe do Sesam para contribuir com os agentes comunitários de saúde, que visitam as casas dos comunitários levando informações sobre saúde e saneamento. Vamos capacitá-los para que eles repassem as orientações à população, visando evitar o desperdício de água e a degradação ao meio-ambiente", explicou o superintendente.

Gedeão destacou ainda que é preciso priorizar municípios como Atalaia do Norte, que tem o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Amazonas, segundo o último levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU). "Sabemos que o IDH é elaborado a partir de um conjunto de serviços públicos que precisam ser melhorados. Mas vamos fazer a nossa parte na área de saneamento e saúde ambiental".

Problemas de operação

 No ano passado, o Governo do Estado inaugurou uma Estação de Tratamento de Água (ETA) em Atalaia. O biólogo da Funasa/AM, Kelmer Passos detectou que a estrutura não está sendo operada corretamente pelos técnicos municipais. "Os operadores estão com dificuldades básicas, eles não estão devidamente treinados e a Funasa, através de sua equipe de saúde ambiental, vai promover uma oficina de capacitação a esses profissionais do município",
revelou.

Além da ETA, outros sistemas de armazenamento ou distribuição de água serão visitados e inspecionados por técnicos da Funasa/AM em Atalaia do Norte. "Vamos aproveitar a visita técnica para avaliar a situação de sistemas alternativos de abastecimento de água existentes naquele município e, se for de interesse do município, ofereceremos tecnologia própria da Funasa, como o Clorador  Simplificado. É missão da Funasa promover saúde pública, então pretendemos garantir que a população esteja consumindo água de boa qualidade", frisou Gedeão Amorim.