Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Parceria entre Eletrobras e FIEAM implementa programa de eficiência energética para o PIM

A iniciativa tem como objetivo a redução do consumo de energia elétrica no Polo Industrial de Manaus (PIM), onde se identificou o potencial total de economia de aproximadamente R$ 1 milhão ao ano em quatro empresas que participaram do projeto piloto, lançado em 2013

A iniciativa tem como objetivo a redução do consumo de energia elétrica no Polo Industrial de Manaus (PIM)

A iniciativa tem como objetivo a redução do consumo de energia elétrica no Polo Industrial de Manaus (PIM) (Antonio Lima)

Uma parceria firmada entre a Eletrobras, por meio do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), Eletrobras Amazonas Energia e Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) resultou na implementação do projeto “Diagnósticos Energéticos nos Sistemas de Ar Comprimido nas Indústrias do Amazonas”. O projeto será apresentado nesta quinta-feira (13) em reunião da Diretoria da FIEAM.

A iniciativa tem como objetivo a redução do consumo de energia elétrica no Polo Industrial de Manaus (PIM), onde se identificou o potencial total de economia de aproximadamente R$ 1 milhão ao ano em quatro empresas que participaram do projeto piloto, lançado em 2013.

Para o presidente da FIEAM, Antonio Silva, o projeto é bem-vindo à indústria, pois com melhores níveis de eficiência energética nos processos fabris, “há ganhos para a produtividade com a redução de custos e menos impacto ambiental”.

O resultado do benefício depende da implantação das melhorias sugeridas pelas equipes técnicas, junto às empresas atendidas. Vale ressaltar que a iniciativa de avaliação do sistema de ar comprimido e a elaboração do diagnóstico são gratuitas, visando redução dos custos de produção de energia e o aumento da competitividade industrial.

 O diagnóstico industrial será divulgado na reunião da FIEAM, às 18h, no auditório Ernani Leão de Freitas, localizado na sede da entidade na Avenida Joaquim Nabuco, 1919, Centro. A reunião contará com a presença do presidente da FIEAM, Antonio Silva, do presidente interino da Eletrobras Amazonas Energia, Luis Hiroshi Sakamoto e diretoria executiva, além de representantes do PIM.

 Segundo o assistente da presidência da Eletrobras Amazonas Energia, Vladimir Paixão, o objetivo do programa foi alcançado com a tratativa dos sistemas de ar compridos nas plantas fabris avaliadas. “O projeto busca estruturar a implantação de medidas para tornar mais eficiente o sistema energético utilizado nas fábricas do PIM, visando reduzir o consumo de combustíveis gerados por usinas do sistema da Companhia de Distribuição de Energia local”.

 Todas as etapas do projeto realizadas pelos técnicos da Eletrobras Amazonas Energia, dentre elas, análise nas plantas selecionadas e emissão de relatórios técnicos de avaliação dos sistemas de ar comprimido, não tiveram custo para as empresas selecionadas. As despesas foram assumidas pela Distribuidora de energia elétrica e estão inseridas nas ações do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica ( PNEf) .

Paixão lembra que o Programa no PIM continua e que a equipe tem capacidade de atender entre 10 a 15 indústrias de médio e grande porte, sendo potenciais consumidoras livres, com demanda contratada maior que 3 MW.

 Ainda durante a reunião, a equipe da Eletrobras Amazonas Energia estará tirando dúvidas sobre os critérios para a participação no Projeto.

 *Com informações de assessoria de comunicação.