Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Rede de ensino divulga 100 temas que podem cair na redação do Enem 2012

No primeiro semestre do ano foi divulgada uma lista com 10 grandes temas, e agora, houve uma subdivisão em 100 assuntos específicos que podem orientar melhor o estudo dos alunos que irão realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio.

Desde 2009, o Enem ganhou mais importância porque passou a ser usado como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais

Rede de ensino divulga 100 possíveis temas da redação do Enem deste ano (Francisco Araújo)

Uma lista com 100 temas que podem cair na redação deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), foi desenvolvida por uma rede de ensino. No primeiro semestre, a ela havia divulgado uma pré-lista com 10 grandes possíveis temas. Agora, houve a subdivisão destes em 100 outros assuntos específicos. Para conferir a mesma basta acessar o site www..universia.com.br

O levantamento foi feito em conjunto com professores de importantes cursinhos preparatórios de São Paulo e visa auxiliar os estudantes a pesquisarem e organizarem as ideias antes da prova.

Entre os temas sugeridos destacam-se aqueles ligados com a atualidade, como a realização da Copa do Mundo no Brasil, o Centenário de Jorge Amado, Conferência Rio+20, Eleições municipais, Julgamento do Mensalão, Participação da Venezuela no Mercosul, Cotas Universitárias, Greves de setores essenciais para a sociedade, Marcha da Maconha, Construção de usinas hidrelétricas na Amazônia, entre outros.

De acordo com Ricardo Fasti, diretor da rede no Brasil, a redação do Enem difere de outras formas de redação exigidas em vestibulares tradicionais por requerer dos alunos uma visão crítica da realidade e ofereçam soluções cidadãs para os problemas propostos.

“É necessário chegar na hora redação preparado para opinar. Não dá para formar uma boa opinião e oferecer soluções na hora da prova. Por isso é fundamental o aluno pesquisar e ler sobre vários temas atuais”, afinaliza Fasti.