Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Independência do Brasil e Província do AM terão comemoração 'padrão Fifa'

Esquemas de segurança e transporte empregados na Copa do Mundo serão repetidos durante o desfile de Independência, que será realizado na Ponta Negra

Representantes dos órgãos envolvidos na organização dos desfiles cívico e militar dos dias 5 e 7 de setembro apresentaram, ontem, o planejamento elaborado

Representantes dos órgãos envolvidos na organização dos desfiles cívico e militar dos dias 5 e 7 de setembro apresentaram, ontem, o planejamento elaborado (Antonio Menezes)

Além do Dia da Independência do Brasil no dia 7, no dia 5 comemora também o dia que o Amazonas foi elevado à categoria de província. E nos festejos de 164 anos de independência do Estado, a Semana da Pátria terá o mesmo esquema de transporte e segurança usado na Copa do Mundo, e o desfile Militar acontecerá na orla da Ponta Negra, Zona Oeste, a partir das 8h. As informações são do chefe da seção de Comunicação Social do Comando Militar da Amazônia, coronel José Ramalho.

A decisão de realizar o desfile na Ponta Negra, e não no Sambódromo, como anos anteriores, foi baseada no “sucesso” da Fifa Fan Fest, que reuniu milhares de pessoas durante a Copa do Mundo e, segundo o comandante militar da Amazônia, general de Exército Guilherme Theophilo Gaspar, trouxe de volta o hábito de frequentar a praia. A própria praia é o segundo motivo da escolha do local para o desfile, uma vez que a Marinha do Brasil poderá apresentar suas embarcações para a população. “Este ano nós pretendemos mostrar, neste grande evento, com início às 8h com o desfile aéreo, fluvial e terrestre, que vai durar duas horas e meia. Estamos empregando o mínimo de tropa a pé e o máximo de tropa motorizada, com o objetivo de encerrar as atividades do desfile às 11h, seguindo-se do show popular, onde utilizaremos em torno de cinco mil homens”, afirmou o coronel.

Transporte

Segundo a Superintendência Municipal de transportes Urbanos (SMTU), nos dias 5 e 7 de setembro, datas em que serão realizados os desfiles cívico e militar, a Prefeitura de Manaus reforçará a frota das linhas de ônibus que atendem o Sambódromo e Complexo Turístico da Ponta Negra. A SMTU montará um esquema especial para coordenar a operação das linhas, que contará com 23 fiscais de transporte para cada dia do evento.

Para o desfile cívico do dia 5 de setembro, no Sambódromo, que terá incio às 17h, não haverá alterações de itinerário. A frota operante na área do evento, de 70 linhas, seguirá a programação dos sábados.

O desfile de 7 de setembro no Complexo Turístico da Ponta Negra contará com o acréscimo de 15 ônibus. O evento será atendido por cinco linhas normais e mais uma linha especial, que sairá do Terminal do Jorge Teixeira (T4), integrará no Terminal da Cidade Nova (T3) e seguirá pela avenida do Turismo até a Ponta Negra.

Para retornar ao ponto inicial do itinerário, os ônibus da linha especial seguirão pela avenida Coronel Teixeira, fazendo o retorno em frente ao Shopping Ponta Negra, para seguir em direção à avenida do Turismo. A SMTU também trabalhará com ônibus reservas, que servirão como apoio, principalmente, ao término do desfile.