Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Ministro do Desenvolvimento Agrário participa de entrega de equipamentos do PAC 2 em Manaus

Miguel Rossetto compareceu ao porto do São Raimundo, Zona Oeste de Manaus, para prestigiar ação do Governo Federal, que visa facilitar o trânsito entre municípios e o escoamento da produção rural

O ministro do Desenvolvimento Agrário do Governo Federal, Miguel Rossetto, discursa durante a entrega dos equipamentos

O ministro do Desenvolvimento Agrário do Governo Federal, Miguel Rossetto, discursa durante a entrega dos equipamentos (Luiz Vasconcelos)

Na manhã desta sexta-feira (16), o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, esteve em Manaus para participar da entrega de equipamentos de pavimentação e manutenção de estradas a prefeitos do interior do Estado. A solenidade aconteceu no porto do São Raimundo, na Zona Oeste de Manaus.

A iniciativa do Governo Federal faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e visa facilitar o trânsito entre municípios e o escoamento da produção rural. Ao todo, foram 74 equipamentos, sendo 54 caminhões-caçamba e 20 motoniveladoras, distribuídos a 54 prefeitos, que se juntam a outros 90 anteriormente doados pelo PAC, beneficiando, ao todo, mais de 500 mil pessoas em todo o estado. Pela tarde, também houve a entrega de 157 títulos definitivos de propriedades rurais no interior do Amazonas, além de 40 bibliotecas rurais do programa Arca das Letras. Ao todo, os investimentos de Brasília totalizam 45 milhões de reais.

O ministro Rossetto explicou que a ação visa amparar os produtores das cidades com menos de 50 mil habitantes no interior do Estado. “A presidente Dilma tem orientado um tratamento muito direto com os nossos municípios, e estas máquinas moniveladoras, retroescavadeiras e caminhões-caçamba visam permitir que os prefeitos possam melhorar as estradas vicinais, os ramais, ligando melhor as comunidades rurais e produtoras às cidades. Por essas estradas passam os produtos, os ônibus escolares e as ambulâncias, portanto, ao lado de um conjunto de programas que estimulam a produção, este busca assegurar que o resultado de tal trabalho possa chegar sem entraves ao destino e, assim, contribuir para a renda dessas famílias”.

A entrega dos equipamentos beneficia as cidades de Careiro Castanho, Manicoré, Lábrea, Pauini, Careiro da Várzea, Apuí, Eirunepé, Barcelos, Barreirinha, Rio Preto da Eva, São Paulo de Olivença, Carauari, Boca do Acre, Envira, Jutaí, Tonantins, Benjamin Constant, Nhamundá, Atalaia do Norte, São Gabriel da Cachoeira, Maraã, Santo Antônio do Içá, Manaquiri, Fonte Boa, Presidente Figueiredo, Ipixuna, Itamarati, Alvarães, Boa Vista do Ramos, Beruri, Guajará, Anori, Iranduba, Novo Aripuanã, Borba, Uarini, Canutama, Novo Airão, Urucurituba, Anamã, Silves, Caapiranga, Autazes, Codajás, Santa Isabel do Rio Negro, Japurá, Nova Olinda do Norte, São Sebastião do Uatumã, Urucará, Tapauá, Itapiranga, Amaturá, Humaitá e Juruá.

Quem também esteve presente, a convite do ministro, foi o senador e pré-candidato ao Governo Eduardo Braga (PMDB), que ressaltou a importância da medida, por representar uma oportunidade inédita a muitas das cidades beneficiadas. “Algumas dessas motoniveladoras estão indo para municípios que nunca tiveram esse auxílio e, em consequência, sofrem para manter em bom estado as suas estradas vicinais”, elogiou.

A reportagem de A CRÍTICA chegou a questionar Braga sobre a ausência do governador José Melo, que na quinta (15) ainda divulgou sua presença no evento, mas o senador descartou a hipótese de Melo ter tentado “levar crédito” pela iniciativa federal como “intrigas políticas”.

* Com informações da repórter Janaína Andrade.

Na imagem, o ministro Rossetto, o senador Eduardo Braga (PMDB), o deputado federal Praciano (PT) e o presidente do PT no Amazonas, João Pedro (Luiz Vasconcelos)