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Natura Campus e MIT selecionam propostas inovadoras para desenvolvimento no Media Lab

Empresa viabilizará o desenvolvimento de projetos de brasileiros no Massachusetts Institute of Technology (MIT) - Media Lab

A Natura, multinacional brasileira de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, está convidando, por meio do Programa Natura Campus, interessados em gerar inovação e valor compartilhado. O Programa, que promove a articulação de pesquisadores, universitários e interessados em criação e desenvolvimento de ideias e projetos científicos e tecnológicos, lançou, em conjunto com o MIT | Media Lab, uma chamada à rede científica brasileira.

Esta ação que reforça a parceria do Programa com Universidades e Institutos de Pesquisa irá viabilizar o desenvolvimento das melhores ideias que tratem da questão: “Como a tecnologia pode unir o produto ao ambiente virtual para ampliar a experiência do consumidor Natura?”.

A chamada, que estará aberta até meados de junho, visa ainda promover a ida dos selecionados da rede científica brasileira ao MIT - Massachusetts Institute of Technology para transformar os projetos em realidade.

“Para a Natura é uma grande oportunidade de valorizar talentos e propostas inovadoras, além de desenvolver o crescimento sustentável, ampliando o valor dos negócios gerados em nossa rede de relações”, destaca Gerson Pinto, vice-presidente de Inovação da Natura.

As propostas selecionadas na chamada serão transformadas em protótipos trazendo soluções tecnológicas para aumentar a experiência dos consumidores, elevando a qualidade e a intensidade das relações, um dos principais pilares da empresa.

Para desenvolver os protótipos, a Natura, que é membro do consórcio MIT | Media Lab, promoverá nos dias 4, 5 e 6 de agosto um Hackathon, com duração de 72 horas na sua sede em Cajamar. Durante o Hackathon, os selecionados da rede científica brasileira, os colaboradores selecionados internamente na Natura e os pesquisadores do Media Lab mergulharão em uma experiência de colaboração, cocriação, prototipagem e muita criatividade para desenvolverem projetos que respondam a pergunta-chave da chamada.

Os projetos desenvolvidos serão construídos com sugestões do consumidor. No último dia do evento, serão selecionados projetos vencedores e os responsáveis serão premiados com a realização de uma etapa de desenvolvimento de até seis meses no MIT a partir de novembro deste ano.

Os colaboradores da Natura que participarem dos grupos de trabalho e que tiverem propostas aprovadas também estarão presentes e acompanharão de perto o desenvolvimento dos projetos no Media Lab.

Inscrição

Os interessados poderão preencher o formulário disponível no portal Natura Campus (www.naturacampus.com.br) e obter o documento descritivo do projeto obrigatoriamente em via eletrônica. Para submeter o projeto, o interessado deverá clicar no link correspondente à chamada “MIT Media Lab |Natura Campus” e preencher todos os campos da inscrição. O período para a submissão das propostas já está disponível online e irá até o dia 11 de junho.  

Sobre o programa Natura Campus

O programa foi criado a partir da crença da Natura de que o estabelecimento de relações colaborativas é o melhor caminho para a identificação do novo, para a criação e para a melhoria de conceitos, para a geração de conhecimento e para o desenvolvimento de tecnologias. Para isso, a Natura tem como prática o estabelecimento de canais de relacionamento com a comunidade científica.

A partir de 2001, a empresa criou o Programa Natura Campus (www.naturacampus.com.br) devido ao aprendizado gerado com os primeiros projetos em cooperação realizados com instituições de ciência a partir de editais de fomento público envolvendo o CNPq e a FAPESP.

Até o momento o Programa já acumulou mais de 50 projetos de pesquisa em parceria com mais de 30 organizações que atuam com desenvolvimento de Ciência e Tecnologia.

Atualmente, cerca de 3.500 pesquisadores estão registrados no programa e acompanham as oportunidades de pesquisa colaborativa com a Natura. Além disso, a estruturação de uma rede de conhecimento e competências tecnológicas contribui diariamente para os processos de interação com os pesquisadores da empresa e geram oportunidades por meio de ações de ativação existentes no programa,tais como: chamadas, desafios, interações científicas, workshops, entre outros.

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza. É líder no setor de venda direta no Brasil e registrou R$ 7 bilhões de receita líquida em 2013. Possui 30 linhas de produtos, sete mil colaboradores, 1,6 milhão de consultoras e operações na Argentina, Bolívia, Chile, México, Peru, Colômbia e França. A estrutura da Natura é composta por fábricas em Cajamar (SP) e Benevides (PA), oito centros de distribuição no Brasil, além de centros de Pesquisa e Tecnologia em São Paulo (SP), Manaus (AM) e Nova Iorque (EUA).

Em dezembro de 2012, a empresa adquiriu de 65% da fabricante australiana de cosméticos australiana Aesop, a qual atua em países da Oceania, Ásia, Europa e América do Norte. Para mais informações sobre a Natura, visite www.natura.com.br.