Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Região Norte registra o maior índice de crescimento em inscrições no Enem 2014

No Amazonas, o número de inscritos corresponde a 184.864, um índice bem maior se comparado ao de 2013, que registrou 173 mil inscrições

Candidatos devem realizar inscrição pelo site do Enem até esta sexta-feira (23)

As provas do Enem acontecerão nos dias 8 e 9 de novembro (Michael Dantas/AC)

Os Estados da região Norte do país registraram um crescimento de 27,36% no percentual de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), superando o índice apresentado pelas demais regiões brasileiras. Em todo o Brasil, foram contabilizadas 8.721.946 inscrições.

No Estado do Amazonas, o número de inscritos corresponde a 184.864, um índice bem maior se comparado ao de 2013, que registrou 173 mil inscrições.

Segundo a diretora do Departamento de Políticas e Programas Educacionais da Seduc (Deppe), Vera Lúcia Lima, esse aumento considerável no número de inscrições deve-se à intensa divulgação sobre o Enem.  “O crescimento do número de inscritos na região Norte é decorrente da divulgação que foi feita dentro das escolas, que abriram espaço através do acesso à internet para que os alunos pudessem realizar as inscrições, contando ainda com o apoio da mídia local”, afirmou a diretora.

Além disso, o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC) ampliou para 56 o número de municípios do Amazonas onde serão aplicadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014. No ano passado, 43 municípios aplicaram as provas no Estado.

Essa decisão, ainda de acordo com a diretora Vera Lúcia, contou muito para a evolução do número de inscritos. “O aumento no número de municípios que aplicarão as provas do Enem influencia diretamente no crescimento das inscrições, fator que favorece, inclusive, os estudantes do interior que não precisarão se descolar de seu município de origem para realizar a prova”, explica Vera Lúcia.

Preparação

Na rede pública estadual do Amazonas, conforme o Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe), os alunos são beneficiados pelo “Aulão do Enem”, que acontece todos os sábados durante o ano letivo, sendo finalizado na semana anterior à realização das provas do Enem.

O programa tem a proposta de preparar os estudantes para as avaliações, sendo disponibilizadas aulas com os conteúdos de cada área de conhecimento que constam no Exame, além de simulados para que os participantes tenham a chance de se preparar e obter um bom desempenho.

Provas

O Enem possibilita, dentre outros benefícios, o ingresso ao Ensino Superior e certificado de conclusão do Ensino Médio, abrindo muitas portas para os estudantes. A evolução nos índices de participação no Exame tem apresentado uma evolução significativa no país, sendo registrados 0,2 milhões de participantes (1998) e 8,7 milhões em 2014.

As provas do Enem acontecerão nos dias 8 e 9 de novembro, iniciando sempre às 13h, pelo horário de Brasília.