Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Reitor e vice-reitor da UEA tomam posse nesta terça-feira (2)

Em cerimônia realizada no Palácio Rio Negro, governador Omar Aziz dará posse a Cleinaldo Costa como primeiro reitor eleito democraticamente pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Mário Bessa (à esquerda) e Cleinaldo (à direita) comemoram vitória nas urnas

Mário Bessa (à esquerda) e Cleinaldo (à direita) comemoram vitória nas urnas (Evandro Seixas)

A solenidade de posse do reitor e vice-reitor eleitos pela comunidade acadêmica da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) será nesta quarta-feira (2), às 19h. A cerimônia será presidida pelo governador Omar Aziz e realizada no salão Solimões, localizado no Palácio Rio Negro, na Av. 7 de Setembro, Centro de Manaus.

O evento que empossará os professores Cleinaldo de Almeida Costa e Mario Augusto Bessa de Figueiredo contará com a presença de convidados que marcaram a história da instituição, como o ex-governador Amazonino Mendes e os ex-reitores da UEA, Lourenço Braga, Marilene Corrêa e o antecessor de Cleinaldo, José Aldemir de Oliveira. 

O pleito que elegeu a chapa composta por Cleinaldo Costa e Mario Bessa, no dia 20 de março deste ano, contou com a participação de 9.848 eleitores, sendo 822 professores, 8.493 alunos e 533 técnicos-administrativos. A chapa de Costa e Bessa obteve 50,42% dos votos válidos.

A homologação do resultado oficial foi realizada na última sexta-feira (28). No total, a UEA montou 78 seções eleitorais para receber os votos dos alunos, professores e servidores técnicos-administrativos aptos a votar, conforme o edital 01/2014.

O resultado da eleição foi questionada pelo candidato derrotado Raimundo Barradas, que acusou a chapa de Cleinaldo de cometer irregularidades entre os mesários e de abuso de poder econômico.

Propostas

Com o slogan “Unir e Avançar”, a chapa 14, composta pelos candidatos Cleinaldo Costa e Mario Bessa, que recebeu a maioria dos votos válidos, tem como proposta de trabalho a consolidação da UEA como instituição de excelência na educação.

Outra prioridade da gestão é melhorar a qualificação dos docentes e, consequentemente, do ensino. Segundo Costa, a ideia é formar perto de 50 doutores por ano de modo que se possa atingir o patamar da Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento do estado.

Outro destaque fica por conta das parcerias nacionais e internacionais com outras organizações. “Ao longo desses últimos 11 meses tivemos oportunidade de realizar 16 acordos de cooperação técnica com diversas universidades estrangeiras”, lembrou Cleinaldo.

 Há 11 meses no cargo, o reitor também reitera os desafios para os próximos quatro anos de gestão como o fortalecimento dos cursos de graduação e pós-graduação, realização de concursos públicos, melhoria de laboratórios e continuidade da obra de construção da sede da cidade universitária, no município de Iranduba (a 25 quilômetros de Manaus). Outra demanda tida como desafio pela gestão superior é a instalação de novas unidades no interior do estado.