Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Reputação de Manaus está em 6º lugar para a Copa, revela pesquisa

Instituto analisou as 12 cidades brasileiras pelo ponto de vista dos próprios moradores e população em geral. A capital amazonense sai na frente de cidades como Rio de Janeiro e Salvador

Manaus recebeu nota 64,92 pelos moradores, considerada mediana pela pesquisa

Manaus recebeu nota 64,92 pelos moradores, considerada mediana pela pesquisa (ACRITICA)

O que os brasileiros têm a dizer sobre a reputação das 12 capitais escolhidas para sediar a Copa do Mundo de 2014? Uma pesquisa inédita do Reputation Institute revelou a percepção dos residentes e da população em geral a respeito destas localidades. A capital amazonense aparece em sexto lugar, à frente de grandes destinos como Salvador e Rio de Janeiro.

A pesquisa, intitulada “A reputação das cidades-sede da Copa do Mundo de Futebol 2014 no Brasil” foi realizada entre os meses de fevereiro e março de 2013, e contou com o total de 4 mil análises. A mensuração da reputação das cidades considera uma avaliação emocional e racional dos locais, oscilando em uma escala de 0 a 100 com níveis: pobre, fraco, mediano, forte e excelente.

Na primeira avaliação, são questionados o grau de estima, admiração, confiança e empatia das pessoas. Já na segunda, a proposta é atingir um parâmetro sobre a beleza do local, a segurança para moradores e visitantes, além da respeitabilidade dos governantes. A capital amazonense recebeu nota 64,92 pelos seus residentes e 61,64 pelos brasileiros.

Os primeiros lugares nas duas pesquisas apontam que Porto Alegre, Curitiba, Natal estão melhor avaliados pelos seus moradores, com notas 68,19, 67,48 e 66,33, respectivamente. A cidade de Fortaleza entra na segunda lista que aponta a percepção da população em geral e ficou em terceiro lugar com a nota 64,24, juntamente com as duas cidades do Sul.   

Pela repercussão de grandes acontecimentos como as manifestações que mobilizaram o país, a pesquisa também apontou que os moradores estão mais críticos em comparação ao ano de 2012 e, por conta disso, todas as cidades registraram diminuição no índice de aprovação dos residentes. No ano passado, os manauaras deram nota 65,06 para a capital, porém neste ano o índice apontou 64,92.