Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Ronda no Bairro reforça segurança durante Festival de Parintins 2014

Ao todo, cerca de 1,5 mil servidores participam da Operação Parintins 2014, realizada em parceria com órgãos do governo do Estado, município e governo Federal

Em Parintins, Omar destacou os números alcançados pelo Ronda no Bairro

O policiamento será feito por 30 viaturas, 20 motocicletas, uma lancha, helicóptero equipado com aparelhos de captação de imagens de última geração, além de cães farejadores (Euzivaldo Queiroz)

O Festival de Parintins deste ano irá contar, pela primeira vez, com a atuação do programa Ronda no Bairro, que foi implantado no município amazonense em dezembro no ano passado e ficará responsável pelo policiamento ostensivo em todos os bairros da cidade. Ao todo, cerca de 1,5 mil servidores, entre policiais civis, militares e bombeiros, participam da Operação Parintins 2014, realizada em parceria com órgãos do governo do Estado, município e governo Federal.

Segundo o secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Paulo Roberto Vital, assim como nos anos anteriores, todos os órgãos do sistema (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito, Ouvidoria-Geral e Corregedoria), participam da operação para garantir uma festa segura para todos.

Ele destaca que o Festival de Parintins  é estabelecido, por meio de portaria da SSP, como evento de alta complexidade e de grande repercussão nacional e internacional. Neste ano, a estimativa é que a  cidade receba 80 mil visitantes.
De acordo com o secretário-adjunto do Ronda no Bairro, coronel Raimundo Roosevelt, o município de Parintins já conta desde o ano passado, com o reforço de policiais por conta da implantação do Ronda no Bairro. “Neste ano será incluído dentro da operação, garantindo a segurança em toda a cidade, com toda a tecnologia embarcada que o programa possui”, afirmou. 

O comandante da Operação Parintins 2014 da Polícia Militar, tenente-coronel Marcos Brandão, explica que todas as modalidades de policiamento serão empregadas na grande operação: Canil, Fluvial, Aéreo, Esquadrão Anti-bombas (Grupo Marte). “Não iremos atuar apenas na parte ostensiva, mas principalmente preventiva, fazendo fiscalizações e varreduras nos locais de grande concentração de pessoas”, disse Brandão.

Efetivo 

Ao todo, ele explica que o município receberá o reforço de 600 policiais, que somados aos cerca de 200 que já atuam na cidade no programa Ronda no Bairro, irão integrar à grande operação de segurança que será realizada neste ano.  “Os policiais do Ronda no Bairro irão atuar no policiamento nos bairros enquanto o reforço atua diretamente nas áreas de festa”, destacou.

Neste ano, Brandão explica que haverá um reforço feito pelos policiais da Politur, policiamento turístico, por conta do aumento de turistas estrangeiros que devem participar da festa. “Por conta da Copa do Mundo, a expectativa é de haver aumento de turistas estrangeiros na ilha, por isso, estaremos colocando policiais bilíngues em áreas estratégicas, porto e aeroporto. E ainda em qualquer ocorrência que envolva estrangeiros”, ressaltou. A tropa que irá atuar no município começa a ser deslocada para Parintins no dia 22. Mas desde o dia 18, os grupos de apoio já desembarcam na cidade para montar a estrutura.

O policiamento será feito por 30 viaturas, 20 motocicletas, uma lancha, helicóptero equipado com aparelhos de captação de imagens de última geração e de cães farejadores, além do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), para que agentes monitorem o movimento da cidade por meio das câmeras instaladas nos pontos de maior circulação de pessoas e no Bumbódromo.

Mutirão de limpeza e tapa-buracos para o festival

Faltando 20 dias para o 49º Festival Folclórico de Parintins, a prefeitura municipal está intensificando os trabalhos de recuperação de ruas com a operação tapa-buraco, pintura de meio-fio e reparo em calçadas, além de um mutirão de limpeza em toda a cidade.

Segundo o prefeito Alexandre da Carbrás (PSD), o município está com várias frentes de trabalho, principalmente na recuperação de ruas atingidas pela enchente deste ano. “Queremos oferecer comodidade, o melhor aspecto de nossas ruas, tanto para quem chega, quanto para quem mora aqui em Parintins. Devemos oferecer o melhor que temos porque o evento assegura o aquecimento de nossa economia”, afirmou.  

De acordo com Carbrás, a Secretaria Municipal de Obras está concluindo a  operação tapa buraco na rodovia Odovaldo Novo, importante via de acesso ao Aeroporto Júlio Belém, assim como na rua Rio Branco, Centro da cidade. Outra equipe realiza reparo em uma canaleta na rua Paraíso, bairro Djard Vieira.

Na parte de limpeza Pública, Carbrás destaca que as equipes realizam o recolhimento de entulhos pela manhã, tarde e noite, em um esforço redobrado para manter a cidade limpa. A Força Tarefa vai chegar também às rodovias Odovaldo Novo, Eduardo Braga e Estrada do Aninga que deverão receber serviço de poda de árvores, roçado, capinação e recolhimento de entulho. “Fizemos a contratação imediata de 50 pessoas para este trabalho inicial. A previsão é que mais pessoas sejam contratadas para os serviços que acontecem, também, no centro e orla da cidade”, disse. Vendedores ambulantes

A Coordenadoria Municipal de Terras e Cadastro de Parintins deve iniciar, nesta terça-feira, dia 10, a distribuição de senhas aos interessados em barracas para comercialização de produtos e alimentos durante o Festival Folclórico. A previsão da secretaria de terras e arrecadação é que o número de turistas seja maior que ano passado, e por conta disso o número de tendas passam de 250 para 300 unidades disponibilizadas para os comerciantes.

As barracas serão divididas entre a população parintinense e as pessoas que vêm de fora. Os espaços para os vendedores ambulantes serão na Rua Faria Neto, João Melo, Praça Eduardo Ribeiro, Chapão e ao lado do Mercado Municipal.