Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Seduc implanta diário escolar digital em unidades de ensino

Expectativa é que o 'Diário Digital' atenda aproximadamente 178 mil alunos na capital em 2014. Ferramenta permite que todas as escolas da rede estadual armazenem dados como frequência, notas e conteúdo

Para o uso da plataforma, todos os professores receberam login e senha de acesso no início do ano letivo de 2014

Para o uso da plataforma, todos os professores receberam login e senha de acesso no início do ano letivo de 2014 (Divulgação/Seduc)

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informatizou o processo de registro e acompanhamento de frequência estudantil na rede pública estadual de ensino com a implantação do 'Diário Digital'. O projeto implantado de forma piloto ganhou novo impulso neste ano letivo de 2014, chegando a todas as unidades de ensino da Seduc na capital.

Desenvolvida em parceria com a empresa Processamento de Dados Amazonas S/A (Prodam), a 'ferramenta' permite que todas as escolas da rede estadual armazenem eletronicamente dados como frequência diária escolar, notas parciais por disciplina e o conteúdo ministrado em cada aula.

Segundo a Prodam, a expectativa é que o Diário Digital atenda aproximadamente 178 mil alunos em 2014. "Facilitando o processo de atualização dos dados escolares, bem como, a emissão de certificados, transferências e histórico dos estudantes tornando assim mais rápido a execução de qualquer ação administrativa na instituição", destacou o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva.

Para o secretário, o investimento em informatização na área educacional é um dos caminhos para a excelência. "O pioneirismo e a ousadia do Governo do Amazonas transformou essa iniciativa em algo real. Além do investimento humano com a valorização do professor, a tecnologia vem somar ainda mais na construção desse processo", disse.

Expansão

O marco da estruturação e informatização iniciou nas escolas estaduais Nossa Senhora de Aparecida, em Manaus, seguido pela escola Geny Bentes, no município de Parintins, ambas como projeto piloto ainda em 2010. Nos dois anos seguintes outras 24 escolas foram contempladas com o projeto e a partir daí o processo de implantação e de adaptação do sistema na rede estadual foi amplamente direcionado para que todas as escolas pudessem usufruir da tecnologia.

Todos os professores receberam login e senha de acesso no início do ano letivo de 2014, a qual foram utilizados por meio de treinamento para o uso da ferramenta. As primeiras semanas foram para adequação com o sistema, onde os educadores aplicaram as atividades em sala de aula, além do registro da frequência diária.

Dinamismo

Para o professor de geografia, Renato da Silva Pinto, da escola estadual Natália Uchôa, localizada no bairro do Japiim, a ferramenta deu mais dinamismo ao cotidiano em sala de aula. "Todo o meu conteúdo programático agora é armazenado no Diário Digital e isso otimizou muito mais o nosso trabalho. Agora é mais fácil organizar o nosso cronograma para aplicar em sala de aula por conta da eficiência dessa tecnologia", disse.

*Com informações da assessoria