Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Setor rural é destaque nos projetos de candidatos ao Governo do AM para a economia

Garantida foi dada a produtores rurais após um encontro realizado na última semana, em Manaus; compromisso dos postulantes à vaga é potencializar a produção de alimentos no estado

Muni Lourenço, da Faea, afirma que orçamento atual é insuficiente para potencializar a produção de alimentos

Muni Lourenço, da Faea, afirma que orçamento atual é insuficiente para potencializar a produção de alimentos (Antonio Menezes)

Candidatos ao governo do Amazonas se comprometeram a aumentar o orçamento estadual destinado ao setor primário, caso sejam eleitos.

A promessa surgiu da principal demanda dos produtores rurais do Amazonas que, na última semana, entregaram a quatro candidatos um documento com as expectativas do setor para a próxima administração. Aumentar a parcela do orçamento destinado à produção rural que hoje é de 0,7% para 3% foi o item que encabeçou a lista de pedidos dos trabalhadores rurais.

De acordo com o presidente da Federação de Agricultura e pecuária do Amazonas (Faea), Muni Lourenço, a fatia orçamentária destinada atualmente é muito pequena frente ao desafio de potencializar a produção de alimentos no Estado. “Com um recurso mais elástico, poderão ser fortalecidas políticas publicas fundamentais para o setor e concebidas melhorias de acesso do produtor a serviços de assistência técnica e extensão rural”, defendeu.

Concurso público

Também foi exigido dos candidatos, a realização de um concurso público para suprir o déficit do quadro técnico do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam).

“Hoje, o órgão trabalha com um técnico para cada 400 produtores, em média. Precisamos que um técnico atenda até 100 produtores”, ressaltou Lourenço.

Todos os candidatos se comprometeram a inserir essas e as outras propostas apresentadas em seus planos de governo.