Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Sisutec vai oferecer quase 300 mil vagas em cursos técnicos este ano

Segunda edição de seletiva voltada a candidatos do Enem abre as inscrições entre os dias 17 e 21 de março

Em Manaus e em 46 municípios do interior do Amazonas, mais de 155 mil candidatos farão as provas do exame nacional neste fim de semana, a partir das 11h

Neste ano, serão oferecidas 291.338 vagas, um aumento de 21% em relação a 2013 (Arquivo/AC - Michael Dantas - 11/nov/2011)

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica  (Sisutec) vai oferecer 291.338 vagas gratuitas em cursos técnicos na sua segunda edição, um aumento de 21% em relação ao ano passado. As inscrições estarão abertas entre os dias 17 e 21 de março para os estudantes que fizeram o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

"O publico é o que concluiu o ensino médio e quer uma profissionalização. Temos prioridade para estudante que concluiu o ensino médio em escolas públicas e também, nas instituições federais", explicou o ministro da Educação, Henrique Paim. Ele informou que também haverá critérios para cotas raciais e sociais.

Os estudantes que fizeram o Enem poderão fazer duas opções de curso. A primeira chamada será divulgada no dia 25 de março. As aulas começam entre 14 de abril e 12 de maio. Quem não fez o Enem poderá concorrer a vagas remanescentes.

Este ano, 937 instituições aderiram ao programa, enquanto em 2013 foram 536. As inscrições poderão ser feitas pelo site www.sisutec.mec.gov.br, que já está informando as opções de curso disponíveis.

Pouco mais de 55% das vagas são ofertadas no Sudeste, 14% no Nordeste, 13% no Sul, 11% no Centro-Oeste e 4% no Norte. Segundo Paim, a concentração de vagas ocorre na Região Sudeste porque é onde há mais vagas ociosas.

Os cursos com maior número de vagas são o de técnico em logística (12,49%) e o de técnico em segurança do trabalho (7,32%). Diferentemente de 2013, quando o Maranhão não teve vagas, este ano todos os estados estão participando do programa.