Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Desembargadora Socorro Guedes toma posse como presidente do Tribunal Regional Eleitoral

“Não há outra Justiça que esteja mais perto da democracia popular tal como se encontra a Justiça Eleitoral”, disse em discurso. Ela é a terceira mulher a comandar o TRE-AM e disse que fará gestão baseada no diálogo

A posse ocorreu durante cerimônia nesta sexta-feira (9)

A posse ocorreu durante cerimônia nesta sexta-feira (9) (Clovis Miranda)

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) tem, oficialmente, um novo presidente. A desembargadora Socorro Guedes tomou posse do cargo na manhã desta sexta-feira (9), em cerimônia realizada na sede do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM), em Manaus.

“Não há outra Justiça que esteja mais perto da democracia popular tal como se encontra a Justiça Eleitoral”, declarou Guedes em discurso. Ela é a terceira mulher a comandar a corte eleitoral do Amazonas e disse que terá como marca de sua gestão o diálogo e o compartilhamento das decisões.

“As eleições de 2014 irão ocorrer sob a mais absoluta lisura”, disse a desembargadora, citando a meta de fazer o recadastramento biométrico em Manaus antes do pleito. Outro ponto defendido nessa nova gestão, segundo ela, será o aumento do quadro de servidores do tribunal.

Em entrevista ao A CRÍTICA, em abril deste ano, Socorro Guedes disse que a principal dificuldade da Justiça Eleitoral nas próximas eleições será o número reduzido de servidores. “Não temos como improvisar, mas já estamos dando solução a essa dificuldade com o concurso em andamento”, declarou.

A desembargadora também declarou que irá defender a maior participação das mulheres na política e a participação de jovens nas decisões do País. A presidente do TRE-AM disse, ainda, não temer a pressão do processo eleitoral que se aproxima.

História

Socorro Guedes fez carreira no Ministério Público do Amazonas (MPE-AM), onde ocupou o cargo máximo, o de procuradora-geral de Justiça. Entrou no Tribunal de Justiça do Amazonas no dia 20 de dezembro de 2005, pelo quinto constitucional assegurado ao MP.

Guedes também passou pelo crivo do MP e ficou com o segundo lugar, com 12 votos, na lista tríplice votada pelo pleno do TJ-AM. Ao final, Socorro foi indicada pelo governador Eduardo Braga para compor o tribunal. A desembargadora ocupou, nos últimos dois anos, o cargo de corregedora e vice-presidente do TRE-AM.