Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Creches de Manaus recebem certificado ‘Amiga da Criança’ do Unicef

Capital amazonense é a primeira cidade do País a receber oito premiações da instituição. Prefeitura pretende ampliar a rede para 40 unidades até 2015


Creches de Manaus recebem certificado "Amiga da Criança" da Unicef.

Creches de Manaus recebem certificado "Amiga da Criança" da Unicef. (Arlesson Sicsú)

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) entregou nesta sexta-feira (1º) o título de “Amiga da Criança” aos gestores de oito creches de Manaus. A cerimônia foi realizada na Creche Municipal Neide Tomaz Avelino, localizada na comunidade Cidade Alta, no bairro Jorge Teixeira, na Zona Leste da capital.

O evento faz parte da programação da “Semana do Bebê”, promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Desde março deste ano, os órgãos realizaram oficinas sobre a importância do aleitamento materno, da alimentação complementar saudável até dois anos e da escovação adequada, envolvendo os profissionais das creches municipais.

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, compareceu ao evento e chamou a atenção para o alto índice de aleitamento materno na capital. Com 51% das mulheres amamentando seus bebês até os seis meses de idade, apenas com o leite materno.

“Nossas ações conseguiram superar a expectativa nacional que é de apenas 47%, o que nos deixa muito honrados. Esse é o resultado de todo um trabalho que começa ainda na gestação, porque acredito que cidadão saudável é aquele que recebe atenção ainda na infância”, afirmou o prefeito.

Ainda segundo Arthur Neto, outro dado relevante é a ampliação do número de creches municipais. “Manaus era uma cidade sem creches e já conseguimos chegar a 12 unidades. Nossa meta é inaugurar ao menos mais 40 até 2015. Isso significa mais saúde e educação para as nossas crianças e mais tranquilidade para os pais e mães que deixam seus filhos em um local seguro para ir trabalhar.”, completou.


Das oito creches contempladas com a premiação da Unicef, sete já estão em pleno funcionamento, a outra está em fase de finalização para ser inaugurada. Como o atendimento e os serviços prestados pelas unidades são padronizados, a creche em finalização também se enquadra no perfil da premiação.

As crianças agradecem

A premiação “Creche Amiga da Criança” é resultado de um trabalho que teve iniciativa do Núcleo de Saúde da Criança e do Adolescente da Semsa. O órgão reuniu áreas técnicas de nutrição e saúde bucal ao setor de Gerência de Creches da Semed. O bairro Jorge Teixeira, na Zona Leste, foi escolhido para abertura da Semana do Bebê porque apresenta baixos índices de aleitamento.

A ideia do programa é conscientizar os pais sobre a importância da amamentação para a saúde do bebê. As atividades alusivas ao tema seguirão até novembro, quando acontecerá o Encontro Nacional de Aleitamento Materno (ENAM), em Manaus.

O secretário da Semsa, Homero de Miranda Leão, ressaltou a importância da ação. “Vale lembrar que estamos na Semana Mundial de Aleitamento Materno e essa é apenas uma atividade de todo um serviço prestado em prol do melhor desenvolvimento da criança. O que queremos é fazer com que mais e mais mulheres entendam que o bebê que mama recebe nutrientes e toda hidratação necessária para se manter forte e imunizado, além de ser um gesto de troca de amor e carinho”, comentou.

Humberto Michiles, secretário da Semed, esteve entre os convidados e falou sobre a relevância do projeto. “Uma criança bem alimentada aprende melhor e uma criança bem amamentada tem muito mais chance de se desenvolver plenamente em todas as fases da vida. Estamos num esforço conjunto para ampliar cada vez mais os níveis da educação em nossa cidade. São 125 escolas da rede municipal inseridas no Sistema Aprende Brasil, referência em todo o país, além da criação de outras medidas para o fortalecimento pedagógico”, acrescentou.

*Com informações da assessoria