Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Fim de ano: aprenda a usar o dinheiro com sabedoria

Prioridades devem marcar uso da última parcela do 13º salário; confira dicas para se planejar e curtir as festas com sossego

Desconto será dado aos usuários que têm mais de quatro contas atrasadas

Planejar e saber onde investir o dinheiro extra é fundamental (Divulgação)

A última parcela do décimo terceiro salário está para sair e muita gente ainda não sabe, ou pelo menos ainda não pensou, sobre o que fazer com esse dinheiro extra. Para muitas pessoas, devido o grande número de compromissos e salários baixos, essa renda não resolve muita coisa, mas não deixa de ser uma grande ajuda.

As recomendações de economistas, embora sejam praticamente as mesmas em relação a isso, sempre são válidas. Pegar o dinheiro e sair comprando compulsivamente é algo que realmente não se deve fazer. Primeiro, porque isso trará uma sensação de felicidade momentânea, que passará logo que você chegar em casa. Em segundo, você irá perceber que comprou coisas que desejava, mas que não precisava.

O que você comprou acabará ficando pelos cantos da casa, reforçando sua insatisfação - ou arrependimento - em pensar que poderia ter feito algo melhor com o dinheiro. Antes de tudo, estabeleça as prioridades e daí sim, faça bom uso da renda extra. Destaco, a seguir, algumas prioridades, em grupos, que servem para qualquer pessoa.

Pague suas contas
Seguramente, pegar todo o dinheiro extra e entregar nas mãos de credores traz uma sensação nada agradável. Contudo, infelizmente é isso que temos que fazer quando assumimos compromissos além de nossa capacidade de pagamento, ou simplesmente sem planejamento. Portanto, se você tiver dívidas, use todo o dinheiro do décimo terceiro salário para quitá-las. Esse é o primeiro grupo de prioridades. Lembre-se, a primeira dívida que você deve quitar não é aquela de maior valor, mas a de maior taxa de juros.

Por outro lado, se você está devendo o cartão de crédito e vem usando o crédito rotativo há algum tempo, nem precisa de conta para saber que essa dívida tem a maior taxa de juros de mercado. Pague-a imediatamente. Porém, antes de pagar, ligue para o cartão e negocie. Na negociação, você precisa ser firme e não aceitar as condições da operadora do cartão. Insista, diga que não vai pagar a dívida caso o valor dos juros não seja renegociado. Ameace cancelar o cartão, enfim, use os recursos possíveis e certamente você diminuirá sua dívida. A segunda maior taxa de juros é a do cheque especial. Faça o mesmo: negocie.

Depois de pagar contas, vem o segundo grupo de prioridades: garantir os compromissos de início de ano. Quem tem filhos sabe que material escolar é caro, matrículas, uniformes etc. Mesmo para aqueles que estudam em escolas públicas, há despesas. Os impostos como IPTU, também como costumam ocorrer no início do ano. Já seguro de veículo e licenciamento anual depende da placa do carro, mas nada impede que você use a parcela do décimo terceiro para essa finalidade. Basta você aplicar o dinheiro e usá-lo no momento certo.

Os estudantes de ensino superior pode fazer o mesmo com o 13º salário. Guarde-o para a matrícula do primeiro semestre e talvez do segundo semestre. Garanta sua educação, pois é ela quem lhe garantirá maior renda no futuro. No terceiro grupo de prioridades, neste sim, estão inclusas o maior desejo das pessoas: as compras. Mas mesmo que você não tenha dívidas e tem dinheiro em reserva para o grupo de prioridades número dois, você deve saber comprar.

Planeje e aproveite
Há um quarto grupo de prioridades que para muitas pessoas não chega a ser uma prioridade: o que fazer no recesso do natal ou no período de férias. Usar a renda extra de final para férias, por exemplo, é um ótimo negócio. Veja que planejamento de férias envolve uma série de fatores. Essas coisas precisam ser planejadas com muita antecedência e aplicar o dinheiro extra numa conta para essa finalidade, é uma maneira excelente de planejamento. Por fim, se você não tem dívidas, tem dinheiro investido, então o melhor a fazer é aproveitar o natal com a família e com os amigos.