Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Após Carnaval, católicos iniciam semana da Quaresma com Quarta-feira de Cinzas

Em Manaus, diversas igrejas católicas celebrarão a tradicional missa das cinzas, que são misturadas à água benta e sinalizadas em forma de cruz na fronte de cada fiel

Missa de Ramos, igreja lotada de fiéis

Missa de Ramos é uma das programações da Semana Santa da igreja católica (Márcio Silva)

Para quem pulou, ou não, Carnaval, esta quarta-feira (05) representa o primeiro dia da Quaresma no calendário gregoriano, podendo também ser designada por Quarta-feira de Cinzas e é uma data com especial significado para a comunidade cristã.

A data, celebrada anualmente na igreja católica, é um símbolo do dever da conversão e da mudança de vida, para recordar a passageira fragilidade da vida humana, sujeita à morte. Coincide com o dia seguinte à terça-feira de Carnaval e é o primeiro dos 40 dias (Quaresma) entre essa terça-feira e a sexta-feira (Santa) anterior ao domingo de Páscoa.

Em Manaus, diversas igrejas celebrarão a tradicional missa das cinzas, que são misturadas à água benta e sinalizadas em forma de cruz na fronte de cada fiel, proferindo a frase “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou a frase “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

Na Quarta-feira de Cinzas (e na Sexta-feira Santa) a Igreja Católica aconselha os fiéis a fazerem jejum e a não comerem carne. Esta tradição já existe há muitos anos e tem como propósito fazer com que os fiéis tomem parte do sacrifício de Jesus. Assim como Jesus se sacrificou na cruz, aquele que crê também pode fazer um sacrifício, abstendo-se de uma coisa que gosta, neste caso, a carne.

De acordo com a lei federal, a Quarta-feira de Cinzas não é um feriado oficial. No entanto, muitos estabelecimentos comerciais não funcionam, mesmo tendo autorização para funcionar. Algumas repartições públicas e agências bancárias só funcionam a partir das 12 horas.

Todos os anos, a Arquidiocese de Manaus propala a programação de missas para a Semana Santa em Manaus.