Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Chapas majoritárias de José Melo e Eduardo Braga são definidas para as eleições do Amazonas

A seis dias do prazo final de realização das convenções que definem candidatos e aliança à candidatura de José Melo e Eduardo Braga ao Governo do Estado, deputados Henrique Oliveira e Rebecca Garcia são anunciados como vices

Deputado federal Henrique Oliveira assistiu ao jogo do Brasil x Camarões ao lado do governador José Melo e Artur Neto

Deputado federal Henrique Oliveira assistiu ao jogo do Brasil x Camarões ao lado do governador José Melo e Artur Neto (Divulgação Internet)

Depois de intensas negociações de bastidores, o senador e pré-candidato a governador Eduardo Braga (PMDB) anuncia amanhã a composição da chapa majoritária com os nomes do vice e do candidato a senador. A deputada federal Rebecca Garcia (PP) deve ser confirmada como companheira de chapa. Para concorrer à vaga de senador, o escalado é o deputado federal Francisco Praciano (PT). O anúncio será feito na sede estadual do PMDB, no bairro Parque Dez, Zona Centro-sul da capital.

Nesta terça-feira pela manhã, Eduardo Braga reuniu com Rebecca Garcia e Hissa Abraão (PPS), que deve concorrer ao cargo de deputado federal, quando o acordo foi firmado. Na segunda-feira, Rebecca afirmou para A CRÍTICA, que após o rompimento dela com o prefeito Artur Neto e com o PSDB, o entendimento com Braga seria um caminho natural porque, para ela, o projeto de união fortalecerá o PP.


Praciano, por sua vez, informou que nesta quarta-feira se reúne com Braga para discutir a aliança, mas também vai consultar suas bases para decidir. O parlamentar disse que, no sábado, a executiva estadual do PT formalizou o nome dele como candidato a senador pelo partido. E que, ontem, o presidente nacional da sigla, Rui Falcão, pediu que ele disputasse a vaga para fortalecer a candidatura de Dilma, diante do cenário da aliança de José Melo (Pros) com o PSDB, abrindo possibilidade de o governador fazer palanque para o presidenciável tucano Aécio Neves.

Surpresa na composição da aliança em torno da candidatura do senador peemedebista foi a adesão de Hissa para concorrer a uma das vagas na Câmara dos Deputados. Durante os 12 meses que teve de pré-campanha, Hissa Abraão mostrava-se irredutível quanto à candidatura a governador e justamente como o único nome capaz de derrotar o agora aliado Braga.

A insistência na candidatura causou mal estar entre os aliados tucanos, culminando no rompimento dele com o prefeito Artur Neto e na sua demissão pública do cargo de secretário de Infraestrutura. No início do mês, Braga revelou que mantinha conversas com Hissa e lembrou que os dois entraram juntos no PPS. Há uma semana, o senador disse que Hissa era um bom nome para compor a chapa majoritária.

Do lado de José Melo, as movimentações indicam que o deputado federal Henrique Oliveira (SDD) concorrerá como vice. Em 2012, quando disputou a Prefeitura de Manaus, Henrique ficou em terceiro lugar no primeiro turno. O sinal mais recente de entendimento entre o parlamentar e o governador foi a aparição pública dos dois durante a exibição do jogo da Seleção Brasileira na Ponta Negra na segunda-feira, quando, inclusive, posaram juntos para fotos, ao lado de Artur Neto. Outro que sinaliza apoio a José Melo é o senador Alfredo Nascimento (PR), que deve disputar uma vaga de deputado federal.