Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Eduardo Braga lidera pesquisa Ibope para eleições de 2014

Se a eleição fosse nesta quarta-feira (02), senador venceria no primeiro turno a disputa pelo Governo do Estado. Hissa Abrahão (PPS) aparece em segundo

Braga leva vantagem na pesquisa Ibope/PMDB para governador, enquanto Hissa Abrahão aparece em segundo lugar

Braga leva vantagem na pesquisa Ibope/PMDB para governador, enquanto Hissa Abrahão aparece em segundo lugar (Arquivo/AC)

Pesquisa eleitoral encomendada pelo PMDB ao Ibope mostra que, se as eleições para governador do Amazonas fossem nesta quarta-feira (02), o senador Eduardo Braga (PMDB) venceria no primeiro turno. Foram testados dois cenários na consulta estimulada (em que eleitor escolhe seu candidato a partir de uma lista mostrada pelo pesquisador). Braga tem 61% das intenções de voto no primeiro cenário e 64% no segundo.

Nos dois casos, o vice-prefeito Hissa Abrahão (PPS) aparece como segundo colocado na pesquisa. Hissa tem 13% no primeiro cenário, seguido da deputada federal Rebecca Garcia (PP) com 11%, do vice-governador José Melo (Pros) com 7% e do deputado estadual Chico Preto (PMN) com 2%. Brancos e nulos somam 4% e indecisos 3%.

Quando Rebecca é retirada da disputa, Hissa sobe para 15%. Neste caso, Melo também cresce (para 9%) e Chico Preto segue com os 2%. O Ibope não testou os nomes de pelo menos dois outros políticos que já declararam intenção de disputar o cargo: Henrique Oliveira (Solidariedade) e Marcelo Ramos (PSB).

Rejeição

Braga também se saiu bem no índice de rejeição medido pelo Ibope no Amazonas. Ele tem o menor porcentual entre os pré-candidatos testados: 10%. Chico Preto tem 39%, Melo 22%, Hissa 18% e Rebecca Garcia 16%.

Senado

Segundo o Ibope, o governador Omar Aziz seria eleito senador se a eleição fosse hoje. Ele tem 51% das intenções de voto na pesquisa estimulada. Em segundo lugar na preferência do eleitores do Amazonas, aparece Rebecca com 15%. Depois dela, empatados com 11%, Henrique Oliveira e o ex-prefeito Amazonino Mendes. Também compõe a lista o deputado federal Marcelo Serafim (PSB), com 5%. Brancos e nulos e indeciso somam 9%.

A favorita

A presidente Dilma Rousseff (PT) tem 70% das intenções de voto no Amazonas, segundo o Ibope. Aécio Neves (PSDB) tem 10% e Eduardo Campos 7%. A pesquisa foi feita uma semana depois da prorrogação em primeiro turno da Zona Franca de Manaus, na Câmara dos Deputados.