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Empresas apostam em campanhas de encantamento ao cliente em Manaus

Preocupadas em garantir excelência de atendimento e fidelizar clientes, lojas de Manaus estão investindo em treinamentos especiais para capacitar os funcionários

Renata e Tânia receberam o certificado de encantamento na quarta-feira, na Targo Consultoria, do em,presário Carlos Oshiro (à dir)

Renata e Tânia receberam o certificado de encantamento na quarta-feira, na Targo Consultoria, do em,presário Carlos Oshiro (à dir) (Luiz Vasconcelos)

Aquele diferencial que faz as pessoas voltarem sempre a uma loja é a busca de quase todas as empresas. Mas como criar esta relação além das vendas? Em Manaus, algumas empresas estão apostando em campanhas de encantamento para conseguir tal feito. A consultoria Targo oferece o serviço há dois anos e o aplica em 28 estabelecimentos atualmente.

Apoiada em cinco leis, a consultoria localiza as falhas dos funcionários e detecta as expectativas dos clientes em relação ao local. Desta forma, é possível procurar soluções para conseguir um melhor atendimento e traçar um relacionamento mais eficiente e pessoal com a clientela.

Deu certo

Para garantir um espaço confortável no mercado, as lojas Info Store e Ótica Avenida resolveram apostar na diferencialização de serviços instalando a campanha de encantamento da Targo.

“Não era mais interessante para a empresa competir com promoções. Não queríamos vender um produto naquele momento e pronto, queríamos conquistar aquele cliente para a vida toda. Por isso procuramos este serviço. A campanha do encantamento melhorou até o relacionamento interno dos funcionários e entre os setores da empresa”, conta a gerente executiva da Ótica Avenida, Renata Rodrigues.

A gerente de Recursos Humanos da Info Store, Tânia Poderoso, também se surpreendeu com o resultado. “Conseguimos localizar pequenos detalhes que fazem uma diferença absurda. Na hora de repassar o resultado das avaliações individuais feitas pelos clientes ocultos, muitos funcionários falavam: mas qual a relação disso com o meu trabalho? Aos poucos, eles foram entendo que até a forma como prendem o cabelo influencia da experiência com o cliente”, conta.

’Amo você’

Além de melhorar o atendimento dos funcionários, a campanha também melhorou a vida pessoal deles. Um dos funcionários do serviço de expedição da Ótica confessou que, só após o treinamento, conseguiu dizer “eu te amo” para a esposa, com quem é casado há mais de 20 anos.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus faz, de seis em seis meses, treinamento com 600 jovens que pretendem entrar no mercado de trabalho, além da reciclagem de atendimento com os funcionários. De acordo com Rahph Assayag, eles aprendem a usar o computador e atender bem. No ano passado, por causa da Copa, 12 mil pessoas receberam treinamento.

Problemas

Porém, todo esse treinamento é prejudicado, segundo Ralph, pela frequente troca de funcionários nas lojas.

“Quando um funcionário está pegando o jeito, é demitido. Essa prática prejudica o nível de qualidade do atendimento e acaba prejudicando os próprios lojistas, que deixam os clientes chateados.