Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Entrega do Fogo Simbólico marca abertura da programação da Semana da Pátria e do AM

Governador do Amazonas, José Melo, recebeu das mãos de uma estudante a tocha com o Fogo Simbólico e acendeu a pira cívica

Emmily Santos, 15, aluna da Escola Estadual Antônio Encarnação, entregou a tocha ao governador José Melo

Emmily Santos, 15, aluna da Escola Estadual Antônio Encarnação, entregou a tocha ao governador José Melo (Winnetou Almeida)

O governador José Melo abriu, na manhã desta segunda-feira (1), a Semana da Pátria e do Amazonas, ao receber das mãos da estudante Emmilly Souza dos Santos, 15, do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Antônio Encarnação, bairro Lírio do Vale, Zona Oeste, a tocha com o Fogo Simbólico e acender a pira cívica que permanecerá dessa forma durante os eventos destinados a comemorar a Elevação do Amazonas à categoria de Província e a Independência do Brasil, comemorados nos dias 5 e 7 de setembro, respectivamente.

A cerimônia, que acorreu na Igreja de Nossa Senhora do Sameiro, na Avenida Coronel Jorge Teixeira, estrada da Ponta Negra, Zona Oeste, teve a presença do governador José Melo, do secretário de Educação do Estado, Rossieli Soares da Silva e autoridades civis e militares.

Em seu discurso, o governador falou sobre a família, dizendo que o tema da semana o faz refletir sobre os sentimentos importantes que são o amor pela bandeira e o amor pela a pátria amada que é o Brasil. Melo também elogiou a escolha dos homenageados na Semana da Pátria. Este ano, o título de ‘Mulher Amazonense’ foi para a professora Maria Clice Marques; o ‘Vulto Estadual’ foi para o jornalista Eduardo Monteiro de Paula; e o ‘Vulto Nacional’, Aderson Pereira Dutra.

O ponto alto da cerimônia foi o momento em que o governador José Melo acendeu a pira, após a Corrida do Fogo Simbólico, cujo percurso foi da Igreja Sameiro até o Calçadão da Ponta Negra.

A tocha com o símbolo da Semana da Pátria foi conduzido por estudantes de escolas da rede pública do início até o final do percurso onde foi entregue ao Governador. Da Igreja, a pira cívica foi conduzida pelo Corpo de Bombeiros até a Ponta Negra, onde permanecerá exposta até o dia 7 de setembro.

Escola

A Escola Municipal Fábio Lucena representou a Semed na corrida. O aluno Kelvin Serafim, 16, do 9º ano, carregou a tocha do fogo simbólico. Ele contou ter sido a primeira vez que participa dos festejos da semana da pátria, fato que o deixou ansioso pelo momento. “Eu quase não dormi essa noite. É um honra muito grande carregar a tocha. Foi bacana participar desse momento de patriotismo com os meus amigos”, disse, afirmando que na semana da independência do Brasil, seu desejo é mais paz e amor para a população.

Os festejos da Elevação do Amazonas à Categoria de Província e da Independência do Brasil, começam na próxima sexta-feira, 5, a partir das 17h, no Sambódromo, onde acontecerá o tradicional desfile cívico. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) será representada por 600 alunos.

Cada Divisão Distrital Zonal (DDZ) terá um pelotão, além de fanfarras e porta-bandeiras. O diferencial, neste ano, será a participação de estudantes da educação infantil. Durante esta semana, as escolas do município promoverão desfiles cívicos nos bairros em que estão localizadas, contemplando várias zonas. Já o desfile do dia 7 de Setembro acontecerá pela manhã no Sambódromo e à tarde, cerimônia na Ponta Negra, a partir das 17hs.