Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Grupos amazonenses fazem parte de coletânea disponível para download gratuito

Reunindo 15 faixas, o álbum da coletânea ‘Independência Sonora 2014’, está disponível para audição ou download gratuitos via web

Banda paulista The Concept, está entre os grupos independentes que integram a coletânea

Banda paulista The Concept, está entre os grupos independentes que integram a coletânea (Divulgação)

Artistas e bandas independentes do Amazonas, Roraima, Pará, Recife, Ceará e São Paulo fazem parte da coletânea “Independência Sonora 2014”, lançada em parceria pela web rádio amazonense Manifesto Norte e pelos selos musicais Som Independente (PA) e Tambaqui Música (RR). Reunindo 15 faixas, o álbum está disponível para audição ou download gratuitos via web. Em breve, será lançado também em cópias físicas, a serem distribuídas gratuitamente em festivais de música pelo Brasil.

Cinco grupos de Manaus cederam músicas para a “Independência Sonora 2014”, que não tem fins lucrativos. São eles Os Acossados (“Remédio”), Infâmia (“Transferência completada”), Escândalo Fônico (“Tanta coisa”), Os Playmobils (“Banda de mentira”) e Tudo Pelos Ares (“Tá do jeito que o diabo gosta”). Eles aparecem ao lado de outros nomes conhecidos do circuito independente nacional, como Los Porongas (AC), Sátiros (CE), Mr. Jungle (RR), Os Grileiros (PA) e The Concept (SP).

DivulgaçãoA proposta de reunir trabalhos de artistas e bandas do cenário independente surgiu no ano passado, a partir de um diálogo entre Sandro Nine, diretor da Manifesto Norte, e Márcio Ferreira, editor e membro diretor do Som Independente. “Conversamos primeiro com bandas parceiras do Som Independente e da Manifesto, já que não seria vendido, mas distribuído de forma gratuita, e elas toparam. Fizemos todo o processo jurídico para cessão de direitos, e há quase um mês o material está disponível para ser baixado gratuitamente”, conta Nine.

Segundo o diretor da web rádio local, o foco do projeto é o de difundir o trabalho de artistas e bandas independentes, integrando e fortalecendo a cena musical indie. “É mais uma iniciativa para divulgar o cenário da música independente, mas desta vez reunindo mais grupos. A sacada é a união das bandas, que foram todas de acordo e replicaram o projeto em suas redes, sendo que muitas são bandas premiadas”, afirma ele.

Nine aponta ainda que a coletânea deverá ajudar a divulgar artistas e grupos locais, ainda relativamente pouco conhecidos no circuito nacional. “Muita gente não conhece o trabalho que se faz aqui. As pessoas conhecem os trabalhos de Belém, Fortaleza, Rio Branco, Macapá, mas não os daqui de Manaus. Temos uma cena forte, mas ainda distante do ideal, em se tratando de divulgação”.

Distribuição

A coletânea “Independência Sonora 2014” pode ser ouvida ou baixada por meio dos sites da Manifesto Norte (no endereço http://www.manifestonorte.com) e do Som Independente (http://www.somindependente.com.br). “A galera tem baixado o álbum. Muita gente gostou, está tendo uma boa repercussão”, revela Nine.

A próxima etapa do projeto, segundo o diretor da Manifesto Norte, será a distribuição em CD. “Pretendemos produzir uma tiragem de mil cópias, para distribuir entre as bandas e nos festivais de música”, antecipa Nine, citando eventos como TomaRRock (RR), Se Rasgum e Megafônica (PA) como possíveis pontos nesse roteiro de distribuição, a partir de outubro.

Em Manaus, a “Independência Sonora 2014” deverá ser lançada entre setembro e outubro, num evento ainda a ser anunciado, com a participação das bandas locais integrantes da coletânea.