Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Prazo para declaração do imposto de renda está se esgotando

Até as 15h desta sexta-feira (25), 187.742 contribuintes amazonenses haviam ajustado as contas com o Fisco. A Receita Federal reforçou que o contribuinte não deve deixar o envio da declaração de rendimentos para a última hora

Receita libera consulta ao primeiro lote de restituições do IRPF 2013 na segunda-feira

A Receita Federal aconselha que o contribuinte não deixe o envio da declaração de rendimentos para a última hora (Reprodução/Internet)

Restam apenas quatro dias para o fim do prazo de declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) junto à Receita Federal. No Amazonas, até as 15h desta sexta-feira (25), um total de 187.742 contribuintes já haviam entregado a declaração no site do órgão. O número representa 60,56% do total de 310 mil declarações esperadas pela receita. Outros 122.258 contribuintes deixaram o preenchimento e envio do documento para os últimos dias do prazo estipulado.

A Receita Federal reforçou que o contribuinte não deve deixar o envio da declaração de rendimentos para a última hora, evitando transtornos como a dificuldade de acesso à Internet. Os declarantes que deixarem para realizar o preenchimento e envio no período noturno devem ficar atentos, uma vez que o site do órgão fecha para manutenção entre 1h e 5h da manhã.

Estão obrigados a declarar, os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis com soma anual acima de R$ 25.661,70. A multa por atraso paga na entrega fora do prazo é de 1% ao mês ou fração. O valor mínimo a ser pago é de R$ 165,74 e o máximo é de 20% do imposto devido.

O pagamento do primeiro lote de restituição do imposto está previsto pela Receita Federal para o dia 16 de junho. Na lista de prioridades no recebimento das restituições, estão os contribuintes com mais de 60 anos, pessoas com doença grave ou deficiência física ou mental. O prazo para o pagamento do último lote se encerra em 15 de dezembro.

Plantão tira-dúvidas

Os contribuintes que quiserem aproveitar o final de semana para prestar as contas com o “leão” podem contar com orientações de consultores tributários para tirar as dúvidas mais frequentes e evitar a malha fina (ver quadro).

O Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon-AM) também segue com o plantão tira dúvidas até a próxima quarta-feira, das 14h às 17h, na sede do órgão, na rua Leonardo Malcher, no Centro. Segundo o vice-presidente do órgão, Francisco de Assis Mourão Junior, o plantão deve finalizar com 80 atendimentos realizados, sendo 60% voltado para idosos.