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Recém inaugurado, Pronto Socorro da Zona Norte já atendeu quase 20 mil pacientes no AM

Inaugurado há menos de dois meses na Torquato Tapajós, o Pronto-Socorro do Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, na Zona Norte, pode receber até 1,4 mil atendimentos, diariamente, segundo secretário estadual de Saúde

O Pronto Socorro integra o complexo hospitalar Delphina Rinaldi Abdel Aziz, conhecido como ‘Hospital da Zona Norte’

O Pronto Socorro integra o complexo hospitalar Delphina Rinaldi Abdel Aziz, conhecido como ‘Hospital da Zona Norte’ (Luiz Vasconcelos )

Em menos de dois meses de funcionamento, o Pronto-Socorro do Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, na Zona Norte, já atendeu quase 20 mil pacientes. Inaugurado pela Secretaria Estadual de Saúde (Susam) em 26 de junho, o Pronto-Socorro integra o complexo hospitalar que está sendo erguido na Colônia Terra Nova, cuja segunda etapa está em construção.

De acordo com o secretário estadual de Saúde em exercício, José Duarte dos Santos Filho, o pronto-socorro atende a uma média de 400 a 500 pacientes por dia. A demanda atual, segundo ele, representa apenas um terço da capacidade da unidade, que pode receber até 1,4 mil atendimentos, diariamente.

“O Pronto-Socorro do Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz representa um reforço importante à rede de urgência e emergência da capital, com 51 leitos, além de estar instalado em uma das áreas de maior crescimento populacional, em Manaus”, destaca José Duarte. Quando todo o complexo hospitalar estiver funcionando, serão mais 300 leitos disponíveis.

Atendimentos

Desde a inauguração, já foram atendidos 10.001 casos clínicos, 6.685 pediátricos e 1.881 consultas de ortopedia. Foram realizadas 849 cirurgias e 432 internações. “A busca pelo atendimento tem crescido gradativamente”, afirmou o secretário.

A unidade realizou, até o momento, 29.715 procedimentos, entre exames de laboratório, curativos, suturas, raios–X, ultrassonografias e eletrocardiogramas. Os serviços mais procurados foram os exames de raios-X, com 19.894 procedimentos, e os eletrocardiogramas, com mais de 6.500 exames.

Para quem mora na Zona Norte, a unidade facilitou o acesso a atendimento médico. “Já é a segunda vez que venho ao Pronto-Socorro, porque a minha pressão está alta. Nas duas vezes fui muito bem atendida e medicada. Não precisei ficar esperando e, por ser perto da minha casa, fica melhor ainda”, afirmou a dona de casa Maria Conceição dos Santos, 54.

Prontuário eletrônico

Outro aspecto destacado pelo secretário em exercício é que a unidade está em fase de implantação do sistema de prontuário eletrônico de pacientes, com todo o fluxo de atendimento sendo registrado digitalmente, permitindo o acesso prático e mais rápido às informações, por parte da equipe médica (inclusive aos resultados dos exames), eliminando o uso de papel e filmes radiográficos. “Nossa intenção é fazer com que o complexo hospitalar obtenha o Selo Verde de responsabilidade ambiental”, explica Duarte.