Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Senador Eduardo Braga abre a propaganda eleitoral no rádio e na TV no Amazonas

Coligação encabeçada pelo senador inicia a campanha na TV e no rádio em ordem de veiculação determinada pelo TRE-AM por meio de sorteio

Senador Eduardo Braga ao votar na manhã deste domingo (28)

Coligação do senador Eduardo conta com o maior tempo de TV: 11 minutos e 47 segundos (Antônio Lima/A Crítica)

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), por meio da Comissão de Propaganda Eleitoral, sorteou, nesta quinta-feira (7), em audiência pública, a ordem que os partidos políticos vão estar dispostos no guia eleitoral e nas inserções na programação no rádio e na TV.

A abertura da solenidade foi realizada pela presidente do Tribunal, desembargadora Socorro Guedes, ressaltando que “a propaganda eleitoral é importante para que os partidos mostrem suas propostas aos eleitores e o Tribunal deve garantir as condições para que eles o façam”.

Quem abre a programação dos candidatos ao Governo do Estado, no dia 19, é a coligação “Renovação e Experiência”, encabeçada pelo senador Eduardo Braga (PMDB). Logo depois, será a vez do candidato em chapa única, Chico Preto (PMN), seguido da coligação “Fazendo Mais por Nossa Gente”, do governador José Melo (PROS). Na sequência entram em cena, Navarro (PCB), Abel Alves (PSOL), Marcelo Ramos (PSB) e Herbert Amazonas (PSTU).

Para o Senado, Marcos Queiroz do PSOL dá início à propaganda. Em seguida são Jonatas Oliveira (PMN) e Marcelo Serafim (PSB). O ex-governador Omar Aziz da coligação “Fazendo Mais por Nossa Gente” será o quarto. Depois vem o candidato do PSTU Júlio Souza. E o deputado federal Francisco Praciano, da “Renovação e Experiência” será o último.

Aos candidatos ao cargo de deputado federal ficou definido que quem começará a propaganda será o PSTU, encerrando com o PCB. E, finalmente, o horário eleitoral gratuito destinado a deputado estadual deverá ser iniciado pelo PCB, terá mais onze coligações e partidos e encerra com a aliança “Fazendo Mais por Nossa Gente”, integrada pelos partidos PR/PTdoB/PSL/SD e PRP.

Período de veiculação

As veiculações ocorrerão até 2 de outubro, para o primeiro turno, e a partir de 48 horas da proclamação dos resultados até 24 de outubro, no segundo turno, esta precedida de novo sorteio da ordem de veiculação.

A propaganda eleitoral em rede acontecerá em dois períodos diários, de 30 minutos cada, e as inserções totalizam 30 minutos, ao longo da programação diária das emissoras, inclusive aos domingos. As inserções serão usadas ao longo da programação das emissoras entre 8h e 24h (horário de Brasília).

Domínio

O governador José Melo, candidato a reeleição e o senador Eduardo Braga, têm a maior fatia do tempo de propaganda eleitoral na TV e no rádio, entre os sete candidatos que disputarão o Governo do Amazonas nesta eleição.

Eduardo Braga conseguiu o maior tempo na propaganda, com 7 minutos e 41 segundos. Em seguida, aparece José Melo com 6 minutos e 41 segundos. Sem aliança com outros partidos, o candidato Marcelo Ramos, do PSB terá apenas 1 minuto e 42 segundos apresentar suas propostas. O PMN do deputado Chico Preto também não coligou e terá direito a 58 segundos. O candidato do PSOL, Abel Alves, terá 1 minuto e um segundo. Já Herbert Amazonas (PSTU) e Luiz Navarro (PCB) terão o tempo mínimo de apenas 57 segundos cada.