Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Cinco parlamentares do AM são destaque no Congresso Nacional

Dos 11 integrantes do Congresso Nacional como representantes do Amazonas, cinco estão na lista de boa atuação

Os oito deputados federais e três senadores pelo Amazonas têm seus mandatos avaliados e cinco deles entram na lista de parlamentares destaque de 2013

Os oito deputados federais e três senadores pelo Amazonas têm seus mandatos avaliados e cinco deles entram na lista de parlamentares destaque de 2013 (Roque de Sá - Agência Tempo)

Ao levar em conta as indicações e menções em revistas, institutos de acompanhamento parlamentar e sites de cunho político, a atuação de cinco dos 11 membros da bancada do Amazonas, no Congresso Nacional, em 2013, teve destaque. Em dezembro, a revista “Veja” publicou uma lista de deputados e senadores que fazem parte “ranking do progresso” por terem se posicionado ou apresentado propostas que contribuem para a consolidação de um Brasil mais moderno e competitivo. Fizeram parte dessa seleção os deputados federais Carlos Souza (PSD-AM), Plínio Valério (PSDB-AM) e Átila Lins (PSD-AM). Da bancada de senadores, somente Eduardo Braga (PMDB-AM) constou da listagem.

Entre os “100 Cabeças do Congresso”, divulgado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), aparecem somente os senadores Eduardo Braga e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). Nenhum outro membro da bancada do Amazonas constou da relação nem mesmo em ascensão. A página eletrônica políticos.org.br classificou o deputado (suplente) Plínio Valério em 13º colocado na lista dos “melhores” deputados da Câmara. No entanto, nenhum dos 11 parlamentares do Estado esteve na lista do Prêmio Congresso em Foco, escolhidos por jornalistas e votos pela Internet.

Como forma de prestar contas ao eleitor e à sociedade como um todo, medindo a atuação de cada parlamentar amazonense, em 2013, A CRÍTICA fez um levantamento individual das ações, projetos apresentadas, os mais ausentes e os mais assíduos às sessões plenárias, assim com os valores gastos com a verba indenizatória nos últimos 12 meses. O trabalho foi feito com a ajuda de assessores parlamentares da Câmara e do Senado, e com dados obtidos junto aos sites das duas Casas Legislativas.

O parlamentar mais propositivo, na Câmara dos Deputados, foi Carlos Souza, com 16 projetos de lei, três Propostas de Emenda à Constituição (PEC), 35 indicações a outros poderes e três requerimentos. Em segundo lugar, na ordem de importância de propostas, ficou o suplente Plínio Valério que ocupou a cadeira de Pauderney Avelino (DEM-AM) – ex-secretário municipal de Educação – de março a novembro do ano passado. O tucano apresentou dez PLs, uma PEC e um requerimento de informação.

Em seguida vem Praciano (PT-AM), com sete projetos e 51 pedidos de informação aos Ministérios; Henrique Oliveira (SDD-AM) assinou seis projetos de lei. Quantitativamente, o deputado Silas Câmara (PSD-AM) deveria ser o campeão com 130 requerimentos de informação ao Poder Executivo, mas esse tipo de proposição tem “peso mínimo”, segundo os assessores da Câmara. Átila Lins apresentou 18 indicações e um requerimento.