Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Dois de nove detentos são recapturados em Rio Preto da Eva (AM) após fuga

Em duas semanas, detentos fizeram um buraco na parede e fugiram de delegacia na madrugada desta terça-feira (8). Segundo a polícia, nenhum funcionário percebeu a ação e as buscas continuam

Homens cumpriam pena por tráfico e roubo e fugiram de delegacia nesta terça-feira (8). Na fila superior da esquerda para a direita (Caio Sérgio de Souza Pimentel; Ezequias de Souza Monteverde; e Marcos Saldanha de Oliveira). Na fila inferior (Jorge Pereira Lima de Aguiar; Robson Pontes Teixeira e Francisco Gleison Juca da Rocha)

Na fila superior da esquerda para a direita (Caio Sérgio de Souza Pimentel; Ezequias de Souza Monteverde; e Marcos Saldanha de Oliveira). Na fila inferior (Jorge Pereira Lima de Aguiar; Robson Pontes Teixeira e Francisco Gleison Juca da Rocha). Marcos Alfredo Alves da Cruz não possuía imagem no acervo da delegacia (Divulgação)

Dois fugitivos do 36º Distrito Integrado de Polícia (DIP), localizado no município de Rio Preto da Eva (distante 57 quilômetros de Manaus), foram recapturados até a tarde desta quarta-feira (9). A fuga ocorreu na madrugada desta terça-feira (8), quando o grupo escapou perfurando a parede da delegacia com uma barra de ferro quebrada. Os nomes dos indivíduos encontrados até o momento são Walciney Guedes dos Santos, 20, e Rafael da Silva Muniz, 19.  

Conforme informações do delegado do 36º DIP, Normando Rocha, a delegacia possui duas celas de aproximadamente 9m² e, no momento da fuga, cerca de 13 detentos estavam instalados em cada espaço. 

“Os detentos que foram recapturados contaram que estavam fazendo o buraco há duas semanas. Eles preferiam executar o plano a noite e em dias de chuva, quando só há dois policiais no plantão. No momento da fuga, somente os nove chegaram a fugir porque os soldados chegaram e intervieram”, contou Rocha. 

De acordo com o delegado, os indivíduos quebraram uma grade e perfuraram a parede que dividia os cárceres, possibilitando aos detentos da outra cela terem acesso ao buraco. “Todos eles cumpriam pena por tráfico e/ou roubo. Dez policiais trabalham nas buscas que, por enquanto, estão apenas em Rio Preto”, explicou. Conforme o delegado, o Ministério Público Estadual (MPE) e a Justiça já foram acionados.

“Só podemos ampliar as buscas para outros municípios com mandado de prisão expedido pela Justiça, porém continuaremos atuando aqui no município”, acrescentou. Imagens dos detentos foram repassadas nesta quarta0feira para policiais da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam) e da Força Tática, que também auxiliam na procura dos outros sete fugitivos.  

Moradores do município alegam que a delegacia sofre com a falta de profissionais. "Durante a noite os policiais exercem as funções de investigadores, carcereiros e atendentes, ou seja, um desvio de função. Não há como fiscalizar todos os presos ao mesmo tempo por conta dessa precariedade", informou um homem, que preferiu não se identificar. 

Recapturados

Rafael da Silva Muniz, 19, foi preso ainda na madrugada de terça pela polícia. O indivíduo foi encontrado na rodovia AM-010 (estrada que liga Manaus a Rio Preto da Eva) onde, segundo Rocha, estava a caminho de Manaus. “Ele estava perdido porque não conhece muito bem a cidade. Nesse tempo as pessoas ligaram pra delegacia e nos deslocamos até lá para prendê-lo”.

Já Walciney Guedes dos Santos, 20, foi recapturado pela polícia em um sítio, localizado no ramal Grande Família, em Rio Preto da Eva. De acordo com a polícia, a própria família denunciou. “A sogra dele passou mal quando o viu. Por isso os parentes denunciaram e o detemos”. 

Fugitivos

Continuam foragidos Robson Pontes Teixeira, Marcos Saldanha de Oliveira, Caio Sérgio de Souza Pimentel, Jorge Pereira Lima de Aguiar, Marcos Alfredo Alves da Cruz e Francisco Gleison Juca da Rocha, todos presos por tráfico de drogas, e Ezequias de Souza Monteverde, preso por roubo qualificado e estupro.