Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Cleinaldo Costa vence a eleição para reitor da UEA

Apuração dos votos movimentou candidatos e grupos favoráveis na noite desta quinta-feira (20). Com 50,42% dos votos válidos, chapa do atual reitor Cleinaldo Costa deve gerir UEA até 2018

Mário Bessa (à esquerda) e Cleinaldo (à direita) comemoram vitória nas urnas

Mário Bessa (à esquerda) e Cleinaldo (à direita) comemoram vitória nas urnas (Evandro Seixas)

Por meio de votação que ocorreu durante toda esta quinta-feira (20), a chapa que conta com reitor Cleinaldo Costa e Mario Augusto Bessa para o cargo de reitor e vice-reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), respectivamente, foi consagrada vencedora com 50,42% dos votos. Em dez anos de existência, essa é a primeira eleição direta formulada pela UEA.

O anúncio da chapa vencedora e a apuração dos votos aconteceram em tempo real via Sistema Presencial de Ensino Mediado e Tecnologia (IPTV) em todos os interiores que realizaram votação. O processo reuniu 17 municípios do Estado que possuem unidades da UEA. Em Manaus, alunos, professores e servidores técnicos-administrativos puderam escolher os representantes da gestão 2014-2018 em setores da instituição das 9h às 20h.

Concorriam para os cargos de reitor e vice-reitor a chapa 14, composta por Cleinaldo Costa e Mario Augusto Bessa; a chapa 22, com Jener Brito e Maria das Graças Barreto; e a chapa 10, formada por Raimundo Barradas e Carlossandro Albuquerque. Em debate que ocorreu na última terça-feira (18), a melhoria da infraestrutura física e a elevação do patamar educacional foram as propostas mais comuns apresentadas como plano de trabalho.

Da esquerda pra direita, os candidatos: Cleinaldo Costa, Raimundo Barradas e Jener Brito


Segundo informações da instituição, a UEA contou com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que forneceu urnas eletrônicas com o objetivo de conceder aos interessados a possibilidade de votar. Em todo o Amazonas, mais de 3000 votos foram registrados pela Comissão Eleitoral Geral e apresentados à comunidade acadêmica e aos próprios candidatos.

Chapa vencedora

De acordo com Cleinaldo Costa, professor do departamento de Ciências da Saúde, a conquista é um momento histórico para o Estado. “Agradeço a toda a comunidade da UEA, que soube escolher com toda a tranquilidade as pessoas que irão conduzir os caminhos da Universidade para o futuro nos próximos quatro anos. Teremos o desafio de se consolidar, fortalecer os cursos de graduação, contratar docentes por concurso, e dobrar o número de doutores em 4 anos”, explicou.

O resultado final da primeira eleição para reitor e vice-reitor da UEA será homologado somente na próxima sexta-feira (28). De acordo com a instituição, o Governo do Estado ainda deve decidir a data da posse do reitor, visto que foi a primeira eleição direta indicada pelo governador Omar Aziz.