Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Sommelier de cerveja ministra curso em Manaus

Grupo Nação Cerveja trará à capital o especialista Marco Falcone, dia 5 de abril

O grupo Nação Cerveja, que reúne produtores e apreciadores amazonenses, trará a Manaus o sommelier mineiro Marco Falcone

O grupo Nação Cerveja, que reúne produtores e apreciadores amazonenses, trará a Manaus o sommelier mineiro Marco Falcone (Érica Melo)

Também conhecidas como premium, as cervejas especiais caíram no gosto do manauara e têm estimulado cada vez mais o surgimento de bares e empórios especializados para atender esse nicho. Com o assunto em alta, os apreciadores da bebida preferida pelos brasileiros também começam a se arriscar na fabricação artesanal da sua própria cerveja, seja para comercializar ou para consumir na companhia dos amigos.

Como essa é uma arte que exige estudo e dedicação, o grupo Nação Cerveja, que reúne produtores e apreciadores amazonenses, trará a Manaus o sommelier mineiro Marco Falcone, da Falke Bier, para ministrar um curso aos cervejeiros locais. Com duração de 4h, a atividade vai acontecer no dia 5 de abril, na Barão Cervejas, a partir das 20h. As inscrições (limitadas a 30 vagas) custam R$ 250 e devem ser feitas pelo telefone (92) 9116-2273.

Formado pela Doemens Akademie de Munique, Falcone explica que o tema do curso será “Cervejas especiais e cultura”: “Vou abordar o conceito de cerveja, a sua distribuição geográfica e financeira pelo mundo e o advento das especiais”. Outros tópicos a serem abordados são as relações entre a cerveja e temas como saúde, filosofia e arte. “É uma bebida saudável, mas em excesso não traz somente benefícios. Ao mesmo tempo, grandes pensadores trabalharam a cerveja como um diferencial no desenvolvimento da civilização humana”, destaca o sommelier.

Os pontos altos do curso, no entanto, prometem ser as pausas para degustação, em que os participantes poderão experimentar seis rótulos harmonizados com diferentes tipos de queijo. “Ao contrário do que se pensa, cervejas harmonizam muito mais com queijo do que os vinhos”, justifica Falcone.

No curso fica-se sabendo, por exemplo, que uma cerveja estilo Bohemian Pilsner harmoniza melhor com queijo minas e uma Schwarzbier cai bem com o gorgonzola. “Quer seja uma harmonização por semelhança, contraste ou corte, quando os dois elementos se encontram na boca é uma sensação que faz as pessoas ficarem bastante impressionadas”, adianta.

Movimento cresce

O jornalista Rodrigo Araújo é um dos integrantes do Nação Cerveja, que começou como um blog em 2011. Segundo ele, atualmente o grupo funciona pelo Whatsapp e conta com 50 integrantes – são profissionais liberais e cervejeiros de vários níveis, desde produtores artesanais, industriais e gente do comércio até apreciadores também de diferentes níveis. “Fazemos nossa comunicação pelo Whatsapp, mas procuramos realizar pelo menos um evento por mês, seja para fazer um lançamento ou degustação”, explica.

Esta é a primeira vez que o Nação Cerveja traz um especialista para trocar ideias com os integrantes, apesar de ser uma demanda antiga. “Belo Horizonte é hoje a segunda capital cervejeira do Brasil, depois de Florianópolis, e todo mundo que faz cerveja artesanal em Minas Gerais passou pela escola do Falcone”, ressalta. Sobre o possível esgotamento das vagas para o curso, Araújo prevê que outra turma pode ser aberta no dia 4 de abril, dependendo da procura.

Ele também vê com entusiasmo o crescimento do movimento cervejeiro em Manaus. “Há alguns anos, tínhamos ainda poucas opções de lugares que tivessem cervejas especiais no estoque. Ainda hoje encontramos dificuldade em ter acesso à carta desse tipo de bebida, mas a procura é bastante interessante, só falta as grandes redes de supermercado locais atentarem para isso”.

Opções para apreciar

Quem quiser conhecer um pouco mais o universo das cervejas Premium em Manaus pode encontrar diversas opções de rótuclos em endereços como: a Cachaçaria do Dedé (no Parque Dez e Manauara Shopping); Fast Temaki próximo à Rotatória do Eldorado; o Dois Dois - Loucos por Cerveja (av. Mário Ypiranga, 1.005, casa 17A) e o Mr. Beer do Shopping Ponta Negra.

Em breve, ao menos outros três espaços devem abrir suas portas.

Um é o espaço que vai funcionar no Contêiner Mall, no bairro Nossa Sra. Das Graças; o outro é o próprio Barão Cervejas, que entrará em funcionamento até o fim do mês com mais de 200 rótulos de vários estilos e escolas, além de cardápio harmonizado.

Por fim, conforme adianta Rodrigo Araújo, o Nação Cerveja trabalha com o projeto de abrir um empório próprio ainda este ano.

Serviço

O que: Curso “Cervejas especiais e cultura”, com Marco Falcone
Onde: Barão Cervejas (av. Prof. Nilton Lins, em frente à Praça de Alimentação do Parque das Laranjeiras)
Quando: Dia 5 de abril, a partir das 20h
Quanto: R$ 250; inscrição pelo telefone (92) 9116-2273
Info.: Limite de 30 vagas