Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Artista plástico realiza exposição em shopping de Manaus

Algumas das obras que serão expostas faziam parte da exposição “Rituais da Floresta”, premiada no ano passado no projeto “Microprojetos Mais Cultura”, da Fundação Nacional de Artes (Funarte)

A inspiração do artista vem da fauna e da flora amazônica

A inspiração do artista vem da fauna e da flora amazônica (Divulgação)

Na próxima quinta-feira (3) o Shopping Ponta Negra inaugura a exposição “Pop Arte Amazônica”, do artista plástico Francimar Barbosa. A mostra vai ficar em cartaz até o dia 16 de abril no Espaço Cultural do Shopping Ponta Negra, que fica no terceiro piso do centro de compras.

Barbosa vai expor 14 quadros onde retrata a fauna, flora e rituais indígenas amazônicos. O artista utilizou as técnicas de pintura com tinta acrílica e pastel sobre tela. “Através dessas obras as pessoas poderão conhecer não somente a paisagem amazônica, mas a rotina de muitas tribos que moram nessa região”, destacou. Dentre as imagens, Francimar retratou os rituais da "Menina Nova”, da pesca e da confecção de utensílios em cerâmica.

Na nova exposição, Francimar destaca a utilização de mandalas, como uma de suas principais características artísticas. “Sempre uso mandalas nas minhas obras. Busco inspiração na fauna e na flora e transformo os animais e a vegetação em verdadeiras mandalas amazônicas”, afirmou. Todos os quadros expostos no Shopping Ponta Negra estarão a venda.


O artista ressalta ainda a importância que o Shopping Ponta Negra tem dado aos artistas plásticos locais. “O Shopping Ponta Negra já está virando referência artística em Manaus, pois é o primeiro centro de compras que oferece um espaço de exposição gratuito aos artistas locais. Esse espaço cultural tem sido uma verdadeira vitrine e já está ficando muito concorrido”.

Natural de Manaus, Francimar iniciou seu aprendizado em artes plásticas em 1988, quando participou de um curso ministrado por Anísio Melo, no Liceu de Artes Esther Mello. Ele já participou em mais de 70 exposições individuais e coletivas e recebeu 12 premiações. Dentre algumas das premiações destacam-se o primeiro lugar no “Quinto Salão Sucupira de Artes Plásticas” e o “Oitavo Salão Manaus”, organizado pela Marinha do Brasil, recebendo os prêmios de segundo e terceiro lugar.