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South Beach: Balneário renova-se a cada temporada

Área mais conhecida do balneário norte-americano reúne cultura, compras, gastronomia e também muita badalação

A Ocean Drive à noite reúne bom e descolado movimento

A Ocean Drive à noite reúne bom e descolado movimento (Divulgação)

Se Miami é um dos destinos preferidos do turista amazonense que vai à Flórida, South Beach – espécie de ilha mais famosa do balneário – é o epicentro de badalação, compras e agitos culturais naquela cidade norte-americana. Os motivos são vários para dar uma chegada no balneário mais famoso da Flórida e conferir o "clima" daquele lugar. A cada semana novos trechos de South Beach ganham novidades, algumas instaladas nos belos prédios art déco.

Algumas ruas, como a Lincoln Road, são exemplos de renovação, sempre com novos atrativos. Marco do ressurgimento da região no fim dos anos 1990, o calçadão – onde não circulam carros e o pedestre é rei – mantém alguns de seus cartões de visitas mais tradicionais em paralelo a novos atrativos.

Entre as novidades estão o Van Dyke Cafe; a Base (grife de modas); e a Books & Books, que se mudou para uma loja de fundos, cedendo espaço de frente para o calçadão para marcas como a Diesel. A rede de vestuário espanhola Zara é uma das próximas a fincar sua bandeira por ali.

Na Lincoln Road, uma boa dica para um drink no final de tarde é o Segafredo, com pestiscos à vontade e até DJ. A bossa é sentar nas poltronas vermelhas instaladas no calçadão, pedir um drink e deixar o tempo passar.

Outra dica no momento é o Khong River House, restaurante de comida do norte da Tailândia que é o must da temporada – está instalado onde funcionou o restaurante de Cameron Diaz na Meridian Avenue. Vale cada centavo e o ambiente, do tipo rústico sofisticado com ótimo serviço, tem um clima encantador.

A duas quadras da Lincoln Road, a inauguração do New World City Center em 2011, projeto de Frank Gehry, contribuiu para a revitalização cultural da área. E um pouquinho mais adiante, o restaurante Lorenzo já caiu na boca do povo descolado. A casa, recém-inaugurada pelo chef Tony Mantuano, do Spiaggia, considerado um dos melhores cardápios italianos de Chicago, empresta sua grife ao hotel Redbury, na Collins Ave.

O quarteirão de South Beach apelidado de “eleven eleven” mostra referências ao Brasil no calçamento de pedras portuguesas; na vitrine da Osklen, um display enorme com destaque para o livro “Genesis” de Sebastião Salgado, entre outras lojas como Alchemist, Juicy Couture e MAC. As lojas ocupam o térreo do prédio de estacionamento projetado pela dupla Herzog & de Meuron, no número 1.111.

Em frente, num prédio com fachada de painéis envidraçados coloridos que abriga salas de cinema, está a filial do restaurante Serendipity, de Las Vegas. E, claro, outra atração na Lincol Road é uma loja da Apple.

Outra dica que não cai de moda é o restaurante Juvia, no topo de um prédio ao lado do 1.111, na área da Lincoln Road, de onde se pode ver o skyline da orla de South Beach, encontrar gente bonita e, de quebra, se deliciar com drinks e pratos bem elaborados.

Outras atrações

Na orla, a Ocean Drive vê dois de seus ícones renovados. O Breakwater e o Hotel Victor, dois marcos do estilo art déco na via, reabriram após investimentos feitos por seus novos donos, o grupo Jordache (de jeans), que também arrebatou recentemente a vizinha mansão que pertenceu ao estilista Gianni Versace.

O complexo The Palms Hotel & Spa, reconhecido por suas práticas sustentáveis, é classificado como quatro diamantes e faz parte da Florida Green Lodging Association. No restaurante comandado pela chef Julie Frans, o cardápio segue a linha da fazenda à mesa, usando 70% de seus ingredientes originários de produtores da Flórida. O hotel mantém uma horta orgânica junto aos jardins e à piscina, onde Julie faz tours guiados com os hóspedes. No spa, os produtos orgânicos são da linha Aveda.