Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Carnaval no interior tem desfiles, bandas e ritmos variados

Confira o calendário dos principais eventos que movimentam o interior do AM nos dias da folia

Carnailha é a mais popular festa de Carnaval de Parintins

Carnailha é a mais popular festa de Carnaval de Parintins (Divulgação/ Parintins)

Que o Carnaval do Amazonas é um dos mais agitados do Brasil, já se sabe. Num estado de grandes dimensões e dezenas de municípios, é questão só de escolher a festa da sua preferência e cair na folia. Mas, e se não for fácil essa escolha? E se você não faz ideia do que está rolando no lugar que você pretende visitar?

Pensando nisso, o Portal A CRÍTICA preparou um roteiro pra você curtir o Carnaval no lugar e no tipo de evento que você desejar. Tem desfiles, bandas, blocos, trios elétricos, samba, axé, sertanejo, forró, enfim, Carnaval para todos os gostos. Leia a matéria, faça sua escolha e bom Carnaval! – mas sempre com juízo.

Rio Preto da Eva (57 km de Manaus)


Pelo menos 10 mil visitantes são esperados no município de Rio Preto da Eva durante o feriado de Carnaval, no evento “Eva me Leva 2014”.

A programação começa no sábado (1º de março), na Avenida do Samba, na rua Governador Álvaro Maia, a partir das 21h, com o DJ Diego Leite. Até as 4h, bandas regionais animam a festa.

No domingo (2), a programação será mais cedo no Balneário Municipal, das 9h às 17h. Depois, às 18h, as crianças também terão espaço na programação, no Baile Infantil, que será realizado na Avenida do Samba. À noite, a partir das 18h, a Banda de Metais da Polícia Militar fará uma participação especial.

Balneários e os famosos cafés da manhã de Rio Preto vão ficar abertos e à disposição dos visitantes durante o Carnaval. A PM anunciou que irá reforçar o policiamento no município, e pediu cautela dos motoristas durante a viagem, para que este seja um Carnaval seguro e sem acidentes para todos.

Presidente Figueiredo (117 km de Manaus)


De 1º a 4 de março, o município de Presidente Figueiredo entrará no ritmo do samba. A “Terra das Cachoeiras” realiza os preparativos finais para o seu tradicional carnaval, o Carnachoeira 2014, que este ano espera receber mais de 30 mil turistas somente em um dia de festa.

A festa contará com dois palcos: um na Praça da Cultura (centro da cidade) – onde acontecerá a programação à noite –, e outro na Corredeira do Urubuí, para as atrações durante o dia. Mais de 30 shows e bandas estão confirmados, dentre eles: Toninho Forró Show, Embalassamba, Forró na Moral, Garotos do Forró, Cileno e Banda, 100% Abusado, Kelly e Klinger, Meu Xodó, Nelly Miranda, Xote com Pimenta, Ases do Pagode e Bagaceiros do Forró.

Na festa de rua, serão 14 blocos: dez no grupo especial, três no de grupo de acesso e um convidado, o bloco do turista. Como forma de incluir toda a comunidade, também haverá um bloco especialmente dedicado aos projetos sociais que a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania realiza – desfilarão pessoas com deficiência, idosos, jovens e adolescentes atendidos pelos programas socioassistenciais e de inclusão.

Todos os anos, um júri formado especialmente para o evento escolhe o melhor bloco do Carnachoeira, assim como a rainha da festa. A escolha da “Rainha do Carnachoeira 2014” será no sábado, a partir das 22h, na Praça da Cultura. Já o desfile dos blocos acontece no domingo, com a participação da Bateria Show da Unidos do Alvorada, de Manaus.

Maués (276 km de Manaus)

Já a “Terra do Guaraná” iniciou os festejos nesta quinta (27), e só vai parar na próxima terça (4). Hoje é a vez do Baile da Cidade, iniciando às 23h com a coreografia de abertura do Grupo Porantim Cia. de Dança. Até as 2h da manhã, haverá apresentações das baterias das escolas de samba Em Cima da Hora, Mocidade de Santa Luzia e a escolha da Rainha e Rei Momo da festa.

No sábado, a partir das 21h, desfilam os blocos do Grupo de Acesso do Carnaval: Saúde, Fla Maués, Tradição, Os Estivadores, Os Brotinhos. Bandas locais providenciam a música. No domingo, é a vez do Grupo Especial, com os blocos Navalhadas, Fura Olho, Os Mortos Vivos, Toca Folia, Kbeça de Touro e Vira Copu’s.

Abrindo a semana, acontece o desfile das escolas. Saem o G.R.E.S. Unidos do Ramalho Júnior, Mocidade de Santa Luzia, Em Cima da Hora e Império Verde e Rosa. Na terça-feira (4), é a escolha dos vitoriosos entre blocos e escolas, acompanhada do desfile dos últimos blocos fora da competição.

Parintins (369 km de Manaus)


O Carnailha 2014 começa no sábado (1º) à tarde, com a apresentação dos blocos de rua que não concorrem no festival. Abre o desfile o bloco Pestalozzi, seguido pelo bloco do Cap’s, da Melhor Idade, Cabrito Branco, Ovelhas Negras, Amigos do Sargento Carlily, bloco do Senac e Remela de Gato. A noite encerra com show da Ciriane e Banda.

No domingo (2) é a vez dos desfiles oficiais, com os blocos da chave de acesso “Nós Somos o que Vocês já Sabem” e “Invasão da Folia”. Logo depois é a vez das agremiações dos Irreverentes “Os Piratas”, Amor e Cana, Entre Tapas e Beijos, As Tiazinhas, Pantera Cor de Rosa, Os Hippies, Chitara da Chapada, Os Belezuras e Lagarto Salgado.

Na segunda-feira (3), se apresentam novamente o bloco do Senac e da Melhor Idade, e os da chave “A” Mocidade Unida do São Benedito, Os Metralhas, Os Titãs e Império dos Palmares.

O último dia de Carnailha, terça-feira, tem apresentação do bloco “Os Pandinhas” e os blocos da chave “Especial” Cruz de Malta, Fax Club, Unidos do Itaúna, Rubro Negro, Bad Boy e Ursos Polares.