Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

'Casa do Livro' lança nesta quarta (2) três obras editadas pela Academia Amazonense de Letras

Sessão lançará três edições produzidas no AM. Amostras fazem parte do projeto "Amazonas de Todas As Artes", do Governo do Estado

Obras lançadas nesta quarta (2) foram editadas pela Academia Amazonense de Letras

Obras lançadas nesta quarta (2) foram editadas pela Academia Amazonense de Letras (Antônio Lima)

A sessão de lançamentos da Casa do Livro programada para a manhã desta quarta-feira (2), a partir das 10h, contará com a presença de autores com larga experiência nas diversas vertentes das ciências humanas. As obras “Ensaios Ligeiros”, “Ensaios Filosóficos” e “Fantasias de Bizâncio e Outros Poemas” fornecem uma amostra da produção do Norte do país por meio do projeto “Amazonas de Todas As Artes”.

“Ensaios Ligeiros”, do dramaturgo, crítico e poeta Zemaria Pinto; “Ensaios Filosóficos”, da professora e historiadora Rosa Mendonça de Brito, e “Fantasias de Bizâncio e Outros Poemas”, do promotor e doutor em Teoria Literária Newton Sabbá Guimarães fazem parte da Coleção Pensamento Amazônico-Série André Araújo, com títulos editados pela Academia Amazonense de Letras.

A sessão de lançamentos integra a programação do projeto “Amazonas de Todas As Artes”, iniciativa promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, com o objetivo de oferecer quase mil atividades culturais no período da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.

“Ensaios Ligeiros” compila artigos publicados em jornais como Amazonas Em Tempo, O Nordeste e O Pão, ambos sediados em Fortaleza; textos de apresentação de livros; entrevistas como referências da literatura amazonense como Thiago de Melo e Luiz Bacellar, além de resenhas de espetáculos teatrais e outras apresentadas no programa “Em Cena”, da TV Cultura.

Aliando poesia e erudição, os dez pequenos poemas de “Fantasia de Bizâncio” foram escritos durante andanças realizadas há mais de vinte anos em países como França e Alemanha. Apaixonado pela arte da tradução, Newton Sabbá Guimarães já verteu para o português autores como o alemão Johann Wolfgan von Goethe e o grego Konstantínos Kaváfis.

Já “Ensaios Filosóficos” reúne onze temas escritos a partir da década de 1980 e publicados nas revistas “Ciências Humanas”, da Universidade Gama Filho (RJ); “Convivium”, publicada pela editora homônima sediada em São Paulo; e “Amazônida”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

A Casa do Livro faz parte do conjunto de atividades desenvolvidas pelo programa “Mania de Ler”, que tem como objetivo de despertar o hábito da leitura e incentivar a circulação e o contato com os escritores locais.

Para mais informações sobre as ações, projetos e atividades desenvolvida pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse facebook.com/culturadoamazonas e visite o novo Portal da Cultura www.cultura.am.gov.br.