Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Cerca de 170 mil turistas são esperados para Manaus durante a Copa do Mundo

Os quatro jogos realizados na capital devem atrair principalmente visitantes americanos e ingleses, segundo a Amazonastur

Torcedores ingleses se misturam com os manauenses nas imediações da Arena da Amazônia

Torcedores ingleses se misturam com os manauaras nas imediações da Arena da Amazônia, neste sábado (14) (Euzivaldo Queiroz)

A Copa do Mundo Fifa 2014, além de representar um dos momentos máximos na vida dos amantes da bola, ajuda a impulsionar a economia e o turismo dos locais onde acontece. Claro que no Brasil não seria diferente, e Manaus, uma das cidades-sede, está na rota de uma verdadeira horda de turistas que deve cruzar o país nas próximas semanas.

Segundo estimativas da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), cerca de 170 mil turistas, entre brasileiros e estrangeiros, deve passar pela cidade durante as semanas do Mundial. O primeiro jogo na Arena da Amazônia, no último sábado (14), por exemplo, trouxe cerca de 14 mil ingleses a Manaus. As conhecidas cenas de bares lotados no Centro, muita festa e interação com os locais, portanto, devem se repetir outras vezes.

Até porque, segundo o órgão, mais de 35 mil turistas norte-americanos são esperados para a cidade, para o confronto entre seu país e Portugal, no próximo dia 22 (domingo). De acordo com a presidente da instituição, Oreni Braga, a estimativa tem como base as pesquisas realizadas pela Embratur, pelo Ministério do Turismo e pela própria Amazonastur. “Confrontamos todos os dados, desde a venda de ingressos, fluxo de turistas no aeroporto e também a taxa de ocupação hoteleira em Manaus”, afirmou.

O grande número de turistas americanos deve-se, segundo a presidente da Amazonastur, a vários fatores, mas os principais são os voos diários ligando Manaus aos Estados Unidos, a forte presença do Amazonas nos eventos de promoção turística naquele país, além da partida entre EUA e Portugal. “Historicamente, o principal emissor de turistas ao nosso Estado são eles, e, tendo um motivo a mais, o esperado é esse mesmo, uma invasão de americanos em Manaus”, destacou.

Ainda segundo o levantamento da Amazonastur, a Inglaterra é o segundo país com mais turistas durante a Copa em Manaus. A média esperada de turistas ingleses para os três próximos jogos é de 3,5 mil visitantes para cada partida. Em seguida vem a Suíça, com a estimativa de 2,5 mil turistas. Portugueses e Italianos vêm em seguida, com 2 mil turistas cada um. Alemanha e Colômbia, com mil turistas cada, fecham a lista dos principais emissores de turistas para Manaus durante os jogos Copa.

Esses dados se consolidarão após a pesquisa de satisfação ao turista, do perfil, tempo de permanência e gasto médio que a Amazonastur está realizando desde a última sexta-feira (13), com vistas a um balanço final.

* Com informações da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).