Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Chef Felipe Schaedler estreia coluna sobre sabores da Amazônia

Proposta, segundo Schaedler, é aproximar o amazonense da culinária local. Chef dos restaurantes Banzeiro e Caboquinho ganhou destaque regional e nacional ao aplicar toques contemporânes a pratos clássicos do Amazonas

À frente do Banzeiro Cozinha Amazônica, Felipe dá um toque gourmet a pratos conhecidos da região

À frente do Banzeiro Cozinha Amazônica, Felipe dá um toque gourmet a pratos conhecidos da região (Bruno Kelly)

A partir do próximo domingo (6), o espaço Gourmet do VIDA vai ganhar um colaborador especial: o premiado chef Felipe Schaedler, que comanda as cozinhas dos restaurantes Banzeiro e Caboquinho, passa a assinar uma coluna quinzenal no caderno sobre um assunto no qual ele é especialista: os sabores da culinária amazônica. Nascido em Santa Catarina e radicado há mais de 10 anos no Amazonas, ele ganhou destaque nos cenários regional e nacional ao aplicar toques contemporâneos a pratos clássicos do Estado.

“A minha proposta com essa coluna é aproximar o amazonense da culinária local”, explica Schaedler. “O que vejo hoje é que Manaus se distancia do interior nesse aspecto, até pelo fato de ter se tornado uma metrópole, e com isso acabamos perdendo alguns costumes que estão na base da nossa gastronomia”.

Curiosidades sobre ingredientes, receitas, histórias das suas andanças pelo interior à cata de novidades e a relação da gastronomia com o turismo estão entre os assuntos que o chef pretende abordar no seu espaço.

“Quero bater muito na tecla da nossa riqueza gastronômica, para mostrar o nosso potencial além do básico peixe com farinha – que é excelente. Também acho importante mostrar ao público que, por trás de um bom prato, há um trabalho enorme envolvido e que, ao mesmo tempo, trabalhar com comida no Amazonas tem os seus desafios”, acrescenta ele, prometendo colunas bastante ecléticas.

Aprendizado

Esse leque de assuntos ronda a cabeça de Felipe Schaedler há algum tempo. O chef conta que sempre teve vontade de expressar suas ideias, mas nunca soube como.

“Acabo dando muita entrevista para revistas de outros lugares e tenho várias pessoas de fora me seguindo no Instagram, por exemplo, mas sempre quis trocar esse conteúdo e essas ideias com o meu público amazonense. Pela primeira vez vou conseguir expor meu aprendizado num espaço que tem grande alcance aqui”.

No que depender dele, temas também não vão faltar, já que Schaedler gosta de estar antenado em revistas, livros e estudos da área.

“Nessa profissão não dá para cair na mesmice e se acomodar. Às vezes uma tendência passa rápido e você tem que saber como aproveitá-la da melhor forma”, afirma. Para ele, no entanto, a Amazônia está longe de ser uma “moda”: “É questão de identidade. Ainda temos muito o que aprender com a região sobre os novos horizontes que ela pode proporcionar”.

Receita: ‘Moqueca do Banzeiro’

Ingredientes:

- 50g de castanha

- 100g de banana

- 60g de tomate

- 30g de pimentão

- 25ml de azeite de dendê

- 25ml de azeite

- 5g de salsinha

- 5g de cebolinha

- 20g de alho

- 150ml de leite de coco

- 50g de cebola

Preparo:

1. Refogue o alho, a cebola e o pimentão no azeite; em seguida, coloque as castanhas e o pirarucu para refogar rapidamente.

2. Coloque a banana e em seguida acrescente o leite de coco e o dendê; deixe cozinhar por cerca de 20 minutos em fogo médio com a panela tampada.

3.Adicione o tomate, a salsinha, a cebolinha e ajuste o sal. Deixe cozinhar por mais uns 10 minutos até que o caldo esteja grosso

Obs: Esse prato fica mais saboroso se for feito em panela de ferro ou de barro. Bom apetite!