Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Conheça o programa de emagrecimento e qualidade de vida para os pequenos

Programa específico para crianças e adolescentes na luta contra o sobrepeso surge em Manaus

Formato das atividades voltado para crianças e adolescentes é pioneiro em Manaus

Formato das atividades voltado para crianças e adolescentes é pioneiro em Manaus (Evandro Seixas)

A evolução do sobrepeso e da obesidade na infância e na adolescência traz danos terríveis à saúde, como derrame, infartos e problemas como colesterol, que se manifestam cada vez com mais frequência nos jovens. Especialistas advertem que pouco se fala neste assunto e que nas próprias escolas devia ser dada maior ênfase e orientação aos pais sobre como lidar com tais questões junto aos filhos. Enquanto isso, na capital amazonense, um programa de exercícios e alimentação criado especificamente para crianças e adolescentes com sobrepeso tem ganhado destaque na cena de bem-estar da cidade.

De acordo com o educador físico e fisioterapeuta Ney Cunha, o “programa de emagrecimento” orienta sobre a importância de uma alimentação saudável ou até mesmo indica um nutricionista ou um endocrinologista para uma avaliação nutricional mais específica. As atividades físicas do programa envolvem inúmeras modalidades, tais como corrida, natação, box, jiu-jitsu, musculação, atividades de força, exercícios funcionais e atividades com bolas e elásticos.

“Esse programa foi criado de forma experimental para um aluno de 10 anos que pesava 82 kg há uns seis anos. Fui inserindo em suas aulas personalizadas atividades que envolvessem muitos movimentos de força, resistência e agilidade, mas que não perdessem a essência de um exercício prazeroso e lúdico. E os resultados foram aparecendo de forma natural e em pouco tempo”, coloca o especialista. “Não existe uma sequência de atividades a ser seguida. É sempre do mais fácil para o difícil e do simples para o complexo. São feitos, em média, de 8 a 10 exercícios por sessão. Se necessário for, acrescentamos tempo e intensidade”, diz ele.

Atratividade

Este processo, no que diz respeito às atividades físicas, é considerado por Ney como mais “fácil e natural”, uma vez que as crianças e adolescentes estão sempre dispostos a realizar atividades que envolvam corridas, saltos, lutas, atividades com bola, pesos e elásticos de forma lúdica. O treinador coloca que o programa leva em média cerca de três meses para evidenciar os resultados. “Tenho alunos que, em seis meses, perderam cerca de 9 a 12 kg”, pondera ele, lembrando que, em relação à alimentação, o processo é mais lento e complexo.

Programa inclui diversas modalidades esportivas como o box, MMA e jiu-jitsu

“A mudança é sempre muito difícil nesse primeiro momento para a criança ou adolescente, pois deixar de comer ou restringir algum alimento não saudável e que faz parte da sua alimentação no dia a dia, tais como fast food, frituras, doces, refrigerantes e achocolatados não é fácil. Aí que entra a parceria com os pais e intervenção de um especialista em nutrição”, define o fisioterapeuta. Para entrar no programa, a avaliação primária pertence ao educador físico, a partir dos exames físicos e posturais. “Depois ele será encaminhado para uma avaliação em clínica médica, nutricionista e outros profissionais, e de acordo com a necessidade de cada aluno”, completa Ney.

Apesar de ser voltado para a obesidade e sobrepeso, Cunha afirma que o programa pode ser feito por todos, independente de peso e condição física. O que é levado em conta, segundo ele, é a intensidade e o ritmo dos exercícios. E ele explica o passo a passo dos exames. “As avaliações físicas são realizadas no primeiro dia de atividade do aluno, como peso, altura, IMC, perimetria, DC e todos os dados com relação à pessoa. O percentual de gordura, massa gorda e massa magra são os primeiros parâmetros para iniciar o trabalho”, evidencia.

A alimentação saudável é fundamental para o sucesso do programa, principalmente quando o aluno já passou por um nutricionista ou endocrinologista, afirma Ney. “Os alimentos saudáveis, a exemplo dos legumes, hortaliças, frutas, pães, biscoitos integrais, aveias, carnes vermelhas e brancas vão ser de fundamental importância para o desenvolvimento dessa criança ou adolescente”, conclui Cunha.

Para informações sobre o programa de emagrecimento: (92) 8114-6159.