Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Design do Amazonas é destaque em exposição na Fucapi

Produtos com requinte, sofisticação e identidade regional são as atrações da mostra ‘Design Tropical da Amazônia’, que tem recebido ótima acolhida do público

Devido à grande procura, o showroom está sem data de encerramento

Devido à grande procura, o showroom está sem data de encerramento (J. Renato Queiroz)

A Copa do Mundo deu um gás a mais a diversos segmentos artísticos e culturais de Manaus, que, visando o Mundial, prepararam uma série de atrações - dentre shows e exposições - para mostrar um pouco da nossa riqueza regional aos turistas que vieram à capital amazonense a fim de acompanhar os jogos na Arena da Amazônia. O núcleo de Design da Fucapi (Av. Gov. Danilo Mattos Areosa, nº 381, Distrito Industrial), por exemplo, inaugurou no mês passado o showroom “Design Tropical da Amazônia”, aberto de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. A entrada é franca.

“A Fucapi tem uma missão com o desenvolvimento regional. Por isso, decidimos abrir esse espaço para aproveitar tanto o turista quanto as pessoas da região”, explica Robervando Gonçalves, gestor do núcleo. “É importante que o público daqui tenha conhecimento do que fazemos”, completa. Na mostra, estão expostos cerca de 40 itens confeccionados com madeira, sementes e fibras. Todos à venda. “São madeiras regionais, sem apelo comercial, que são transformadas em peças mobiliárias com características amazônicas”.

Além dos objetos decorativos de pequeno e médio porte, o showroom possui também uma parte de seu espaço dedicada a biojoias. “Os produtos do ‘Design Tropical da Amazônia’ são produzidos parte no laboratório da Fucapi e parte pelos artesãos contratados pela instituição”, revela Robervando, cuja equipe é formada por oito designers e 23 artesãos, dos quais oito são terceirizados de municípios como Urucará, Itacoatiara, Barcelos, São Gabriel da Cachoeira, Novo Airão e Maués.

Público

Inicialmente, quando foi aberto, o showroom “Design Tropical da Amazônia” estava previsto para ser encerrado este mês, logo após a Copa. No entanto, a boa receptividade do público fez com que o gestor do núcleo de Design e seu time mudassem de ideia. “A tendência é que fique aberto até depois do Mundial. Nesse momento, estamos sem data para encerrar”, adianta o líder. Desde a sua inauguração, a mostra tem recebido um bom número de pessoas, de coreanos (em Manaus prestando serviços a Samsung) a turistas de Parintins. “A previsão é que essa circulação aumente. Segundo levantamento do Sebrae, a demanda de viajantes vai melhorar após a Copa”.

O projeto “Design Tropical da Amazônia” já existe há 14 anos, desde que a Fucapi resolveu investir na área de design. Porém, como diz Robervando, foi somente agora que a equipe da instituição conseguiu viabilizar uma mostra com seus produtos. “Ele (o projeto) já tinha uma representante comercial em Manaus, que criou lojas no porto da cidade, Tropical Hotel e Teatro Amazonas, por exemplo. Mas nunca havíamos feito algo assim”, frisa. No exterior, o trabalho do núcleo já é bastante conhecido. “Parte da Europa, como Portugal e França, já receberam nossas exposições. Além disso, enviamos um container com alguns itens para a América do Norte”, encerra.

Serviço

O quê: Showroom “Design Tropical da Amazônia”

Quando: de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h

Onde: Fucapi - Av. Gov. Danilo Mattos Areosa, nº 381, Distrito Industrial. Terceira portaria

Quanto: entrada franca