Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Deusas de ébano: a hora e a vez da beleza negra

Aprenda dicas e cuidados que destacam a pele e os cabelos nas mulheres negras

Eleita: Lupita Nyong’o é a nova embaixadora da Maison Lancôme

Eleita: Lupita Nyong’o é a nova embaixadora da Maison Lancôme (Divulgação)

Depois de conquistar Hollywood por seu trabalho em “12 anos de escravidão” - filme que lhe rendeu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante -, Lupita Nyong’o, 31, promete cravar seu espaço também no universo da beleza: a estrela acaba de ser eleita a nova embaixadora da Maison Lancôme. “Talentosa e comprometida, ela (Lupita) é fiel às suas raízes africana e vem mostrando uma grande curiosidade e mente aberta em suas escolhas de carreira”, elogia Françoise Lehmann, gerente geral da poderosa grife francesa.

A decisão da marca, que outrora optou por rostos como Julia Roberts, Kate Winslet e Lily Collins, bem ilustra o atual - e poderoso - momento que vive a beleza negra. “Ninguém é diferente do outro pelo tom de pele que possui ou pelo cabelo que escolhe usar, e sim pelo que carrega dentro de si”, lembra a estudante Marêssa Carvalho Ramos. Ela, ao lado da irmã Benívea, é o perfeito exemplo de que não existe uma única cor ou raça para se sentir bela. “Na escola tiravam algumas brincadeiras, mas nada que pudesse me abalar tanto. Com o tempo, fui me assumindo como uma mulher negra e consciente da minha beleza”, conta a assistente do Sebrae Benívea.

Tutorial

A beleza negra tem um toque especial e, por isso, merece uma atenção dobrada na hora de alguns cuidados. Para aquelas mulheres que resolveram assumir os cabelos cacheados, como é o caso de Benívea, hidratação é fundamental. “Para soltar os fios, faço um botox capilar a cada três meses. Como tenho mechas, ele corre o risco de quebrar se fizer um relaxamento”, alerta. “Meu ritual é bastante simples: acordar, lavar o cabelo e Leave-In. Pronto (risos)”. Apesar de apostar nos fios mais lisos, Marêssa diz que os cuidados são praticamente os mesmos que os da irmã. “Semanalmente faço hidratação em casa, ela é a chave do sucesso”, frisa a estudante, que ainda realiza, mensalmente, uma sessão de cauterização.


As irmãs Benívea e Marêssa mostram que a beleza não tem cor ou raça

No quesito pele, a sintonia entre as irmãs volta a falar mais alto. “Sempre faço uma limpeza profunda, com esfoliacão e máscaras calmantes. Nunca tive problemas com acne nem oleosidade, mas, ainda assim, uso loções adstringentes. À noite, é sempre bom remover qualquer resquício de maquiagem, deixar a pele limpa”, indica Marêssa. “Tenho um kit da Mary Kay muito bom. Lavo toda manhã o meu rosto e depois passo um creme. Faço exatamente a mesma coisa de noite”, completa Benívea.

Guarda roupa

Um dos fatores que mais chama a atenção em Lupita Nyong’o é a ousadia na hora de se vestir. Sempre com um look impecável, a atriz aposta em cores vibrantes quando desfila pelo Tapete Vermelho. Os mesmos tons são marca registrada do closet de Marêssa. “Parece que essas cores me chamam nas araras (risos). Gosto de amarelo, laranja, verde e branco, nada de cinza, azul escuro ou marrom. Procuro me destacar quando o assunto é roupa”, confessa. Já Benívea acrescenta o rosa pink à paleta de cores do guarda roupa da irmã. “Gosto do contraste no nosso tom de pele”, declara.