Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Com textos de intelectuais amazonenses, livro ‘Vozes da Amazônia II’ será lançado sábado

Segundo volume de coletânea com reflexões sobre a Amazônia reúne ao todo 16 textos, de nomes como Márcio Souza, Renan Freitas Pinto e Otoni Mesquita, que repensam e questionam os rumos da Região Norte em diversas áreas, da cultura até a sociologia

Capa de ‘Vozes da Amazônia II’

Capa de ‘Vozes da Amazônia II’ (Divulgação)

A Editora e Livraria Valer e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio dos programas de pós-graduação Sociedade & Cultura na Amazônia e em Sociologia promovem, neste sábado (2), o lançamento do livro “Vozes da Amazônia II”, na Livraria Valer, localizada na rua Ramos Ferreira, 1195, Centro, a partir das 10h.

Organizado por Élide Rugai Bastos e Renan Freitas Pinto, “Vozes da Amazônia” reúne 16 textos, entre artigos e ensaios, que buscam dar prosseguimento às reflexões sobre o pensamento social brasileiro produzido sobre a Amazônia. O conjunto de escritos da obra contribui, ainda, no sentido de acentuar os papéis desempenhados pelos intelectuais, dessa forma suscitando questões relacionadas com a história intelectual da Região Norte.

Márcio Souza, com “Amazônia, regional e universal”, propõe um exame crítico da posição da Amazônia no processo de construção da cultura brasileira, destacando as relações problemáticas entre região e nação e o regional e o universal.

Willi Bolle, em “Uma margem da literatura brasileira: O ciclo do Extremo Norte de Dalcídio Jurandir”, se propõe, ao examinar o conjunto de romances do escritor paraense, a destacar algumas das singularidades de uma obra que pode ser lida como um dos mais expressivos registros do homem amazônico.

Em “O país das amazonas e o eldorado perante o discurso do progresso, no final do século XIX”, Otoni Mesquita toma como referência principal a obra O Paiz do Amazonas, do barão de Sant’Anna Nery, e aponta para a influência de um conjunto de ideias correntes nos grandes centros urbanos na segunda metade do século 19e sua aplicação em Manaus.

Vozes da Amazônia II conta, ainda, com textos de Élide Rugai, Renan Freitas Pinto, Bernard Emery, Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt, Nísia Trindade Lima, André Botelho, Edna Maria Ramos de Castro, Maria Stella Faciola Pessôa Guimarães, Samuel Sá, Márcio Braz Santana, Charles Maciel Falcão, Leila Margareth Rodrigues Gomes, Nicia Petreceli Zucolo, Maria Sebastiana de Morais Guedes e Paula Mirana de Sousa Ramos.

O quê: Lançamento de livro Vozes da Amazônia II

Valor: R$ 40,00

Data: 2 de agosto de 2014 (sábado)

Horário: 10h

Local: Livraria Valer (rua Ramos Ferreira, 1195, Centro)

Organização: Élide Rugai Bastos e Renan Freitas Pinto

Contatos: Valer: (92) 3635-1245 / Renan Freitas Pinto: (92) 8118-7001


*Com informações da assessoria de comunicação da Editora e Livraria Valer