Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Estreia da coluna da chef de cozinha e empresária Priscila Quirós no próximo domingo

Ela será a primeira colunista gourmet do jornal A CRÍTICA e trará principais novidades da gastronomia nacional e internacional, assim como dicas para todos os apaixonados pela boa mesa

Estreia da coluna da chef de cozinha e empresária Priscila Quirós

Estreia da coluna da chef de cozinha e empresária Priscila Quirós (Divulgação)

A página de gastronomia do caderno Vida&Estilo terá um tempero especial a partir do próximo domingo, com a estreia da coluna da chef de cozinha e empresária  Priscila Quirós, 26. Eleita pela revista Forbes como uma das 30 personalidades prodígios com menos de 30 anos do País, ela será a primeira colunista gourmet do jornal A CRÍTICA e trará principais novidades da gastronomia nacional e internacional, assim como dicas para todos os apaixonados pela boa mesa.

Em entrevista, na capital paulista, a fundadora e gestora da Quirós Gourmet - empresa de alimentos com foco na produção e comercialização de carne de cordeiro gourmet, entre outros produtos - afirmou que está muito feliz pelo convite e que não vê a hora de compartilhar com os leitores amazonenses um pouco de sua experiência.

“Sempre fui apaixonada por gastronomia. Sou filha de argentinos e neta de libaneses, mas tenho parentes espalhados por todos os cantos do mundo, e desde muito pequena tive contato com culturas e gastronomias de vários lugares. Sabia que um dia iria trabalhar com isso. Será maravilhoso poder compartilhar esse conhecimento com as pessoas”, conta a jovem administradora, que foi buscar nas raízes e tradições culturais de sua família a ideia para desenvolver sua empresa.

“No final de 2009, após formar na faculdade de Administração da FAAP, recebi um email comemorativo de um tio meu, que mora na Espanha, mais precisamente em Oviedo, capital de Astúrias, sobre o 100 anos de criação de cordeiros e queijos de ovelha naquela região pela nossa família. Aquilo me chamou muito a atenção. Fiquei muito curiosa em saber mais sobre as minhas raízes e sobre o mercado da carne de cordeiro, já que tínhamos fazendas no interior de São Paulo. Comecei a pesquisar tudo e descobri que havia, em Olviedo, uma cidade com o nome da minha família, Quirós, e que lá é feito anualmente o festival de cordeiro de toda a região”, lembra.

Assim, veio a ideia de criar um negócio que unisse a cultura, história e paixão por gastronomia.

“Após diversos estudos de mercado e viabilidade, realmente percebi que era um mercado atrativo, já que importávamos 80% de carne de cordeiro na época. Poucos meses depois, implantamos a criação de ovinos na nossa fazenda”, conta.

De lá pra cá são quatro anos de criação e um ano e meio de comercialização da carne de cordeiro. Para Priscila, todo o cuidado resulta no diferencial do produto.

“Todo o processo  é completamente sustentável. Nas fazendas, o manejo leva em conta o fato de que os animais devem sofrer o mínimo de estresse, inclusive na época de abate. Assim, o rebanho é criado de forma livre e pastoreado por cães da raça italiana Maremano de Abruzês; a alimentação é toda feita na fazenda e a água mineral que brota das nascentes abastece os cochos. Para minimizar as variações de temperatura, há galpões térmicos, entre outros cuidados”, pontua.

Resultado: hoje, a Quirós Gourmet abastece restaurantes exigentes como Cayena Bistrô, Baracat, Due Cuochi Cucina, Fasano, Gero e Parisi.

Além do carré francês

Chef formada na Espanha, Priscila acredita no potencial gastronômico da carne de cordeiro. Para ela, até cortes como costela, paleta e linguiça podem resultar em receitas deliciosas quando servidas à alta gastronomia.

“Comecei a criar receitas que não se limitavam ao carré frances e ao pernil e desenvolver pratos com os outros cortes. Em questão de um ano e meio muita coisa mudou. Na Espanha e na Argentina se come  na segunda-feira um cordeiro recheado. Queria quebrar esse paradigma, mas é um desafio e essa é a parte mais gostosa”, complementa. Uma dessas receitas você confere nesta página.