Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

‘Fé’: Boi Garantido divulga tema e canções oficiais para o Festival de Parintins de 2014

Além de divulgar o tema que será trabalhado no próximo ano, a direção do Boi-Bumbá disponibilizou para audição e download gratuitos na Internet as toadas oficiais de 2014

O tema "Fé" será trabalhado de diversas formas pelo Garantido nas três noites do Festival Folclórico de Parintins

O tema "Fé" será trabalhado de diversas formas pelo Garantido nas três noites do Festival Folclórico de Parintins (Divulgação)

“Fé” é o tema oficial do Boi-Bumbá Garantido para o Festival Folclórico de Parintins de 2014. A escolha do tema foi divulgada nesta quarta-feira (4), junto com a lista das toadas oficiais do próximo ano. Os torcedores do boi-bumbá vermelho e branco já podem ouvir na Internet e fazer download gratuito das canções oficiais.

“Fé é uma palavra pequena, mas que tem significado grande para os torcedores. A fé move as pessoas, as coisas. Temos que ter fé na preservação da Amazônia, dos povos indígenas que tanto sofrem. Ter fé para que possamos viver em harmonia”, resume o presidente do Garantido, Telo Pinto.

Ele explica que o boi vermelho e branco vem trabalhando nos últimos anos com temas abstratos, de uma palavra só, mas que consigam resumir o sentimento do torcedor. “Em 2009 foi ‘Emoção’, em 2010, ‘Paixão’, em 2011, ‘Miscigenação’, em 2012, ‘Tradição’, e esse ano foi ‘O Boi do Centenário’, onde comemoramos os 100 anos do nosso boi”, disse.

“Fé é um sentimento particular. Nosso povo amazônida é um povo de muita fé. Essa palavra nos leva a inúmeros caminhos. Em cima disso iremos desenvolver as três noites do festival”, disse Telo Pinto. Segundo ele, a fase de planejamento para o próximo o ano de 2014 encerra em janeiro e, em seguida, começa a concepção artística. A confecção das alegorias e itens para apresentar no festival inicia em março.

Toadas oficiais

O Garantido também lançou as 18 canções oficiais que serão trabalhadas em 2014. A escolha das toadas ocorre em conjunto entre diretoria, a direção de arte, o conselho fiscal, conselho de ética, além de convidados como artistas, coreógrafos, batuqueiros (instrumentistas) e pessoas da comunidade de Parintins. Ao todo são cerca de 30 pessoas.

“Temos toadas de evolução, de tribos, de ritual, de lenda, fugira típica e toadas que embalam a galera. São as toadas que dão o suporte musical para o boi na arena”, lembrou Pinto. “Temos também toadas genéricas, aquelas que falam da Amazônia, aquelas que falam do sentimento do povo brasileiro, a brasilidade”. Ouça as toadas aqui.

Um grupo de 16 compositores trabalhou nas 18 canções do Garantido de 2014: Sebastião Jr, Murilo Maia, Vanilson Oliveira, Demétrios Haidos, Naférson Cruz, Enéas Dias, Marcos Boi, Geandro Pantoja, Aldon Leão, ROnaldo Barbosa Jr, Helen Veras, Rafael Murupiara, João Kennedy, Júlio César Queiroz, Mauro Sérgio Magalhães e Marcela Augusta.

O lançamento do álbum físico com as músicas oficiais ainda não tem data prevista, mas a gravação do novo DVD do Garantido de 2014, com o espetáculo das apresentações folclóricas, já tem data marcada: 31 de dezembro, durante o Reveillón, no próprio Bumbódromo de Parintins. O lançamento de um combo DVD+CD com as imagens do show e o áudio está previsto para fevereiro.

Confira a lista das toadas de 2014: Celebração da Fé, Força Encarnada, Maloca do Mundo (Amazonida), Pajé dos Pajés, Guaricaya, Garantido Consagrado, O Canto, O Grande Ritual Cupen-Dyepes, Fera de Fogo, Inigualável, Sou Parintins, O Couro dos Espíritos, Flor das Águas, Brasilidade, Vermelho do Amor, O Vaqueiro, Força da Alma, Tuxauas.

Copa do Mundo

O presidente Telo Pinto explica que o motivo de antecipar a divulgação das toadas, o tema oficial e a gravação do DVD se deu por conta da Copa do Mundo de 2014, que será realizada em todo o País em junho, no mesmo período que o Festival Folclórico. “Tínhamos que antecipar por conta do envolvimento de Manaus como cidade-sede da Copa. Queremos ter um produto e ter a chance de explorar esse momento da festa do futebol mundial”, disse.