Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Férias: especialistas dão dicas de atividades para as crianças

Com os pais trabalhando e as crianças em casa, atividades culturais e de lazer são fundamentais

Férias [Crianças]

Especialistas recomendam aos pais que aproveitem o período de férias escolares para incentivar a interação, com as colônias de férias, e a cultura, com a leitura (Arquivo/AC)

Ficar em casa sem ter obrigações a fazer, longe dos amigos da escola e muitas vezes dos pais, que estão no trabalho, é a rotina da maioria das crianças e jovens no período de férias escolares, já iniciado. Mas é importante aproveitar esse período para privilegiar passeios em parques, bosques, cinemas e até assistir televisão, desde que acompanhado de um adulto, segundo orientação de pedagogos ouvidos pela reportagem.

Ao chamarem a atenção para a necessidade de manter uma certa rotina para as crianças, Sônia Oliveira, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Bruno Porto, 26, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), destacam a oportunidade para a valorização do descanso e das brincadeiras, sem perder, no entanto, o foco na disciplina.

O pedagogo Bruno Porto, 26, que trabalha na Escola Estadual Gonçalves Dias, diz ser importante o descanso, já que as crianças e jovens saíram de uma jornada pesada de estudos. Aos que tiveram dificuldade com o processo de aprendizagem, pode até se pensar em aulas de reforço, desde que seja de forma leve, com poucos dias na semana. Mas independente disso, podem desenvolver outras atividades de lazer com aulas de música, artes de modo que possam desenvolver outras habilidades. “O processo de educação não está restrito à escola, por isso os pais não devem deixar os filhos todo o tempo das férias sem qualquer atividade”, argumenta.

Relação
Outra pedagoga, Sônia Oliveira, observa que os pais e mães devem aproveitar esse período para ficarem mais próximos dos filhos e filhas e acompanhá-los desde a assistência dos programas de televisão, como desenhos ou outros e se possível, fazer a mediação com a criança, conversar e trocar ideias. “As férias são o momento em que os pais podem estreitar mais os laços com as crianças”, afirmou ela, recomendando para não privilegiarem as idas aos shoppings e dessa forma estimularem o consumismo nos filhos.

Idas aos parques e bosques públicos, praças e até realização de brincadeiras e atividades de lazer são essenciais. Segundo Sônia, criar dinâmicas de brincadeiras como fazer desenhos e leituras são interessantes. O importante é deixar as crianças soltas demais, sem qualquer atividade. Se a criança não gosta de ler, vale a dica de levar livros com figuras, imagens, contar histórias e estimulá-las para que criem suas histórias é outra dica da pedagoga, que é especializada em educação infantil. “Férias, na área da educação infantil, é importante para os pais acompanharem mais de perto o desenvolvimento da criança”, argumenta.

Aos que têm condições financeiras, há a possibilidade de colocar em aula de natação, dança, balé, música, futebol, levar para o cinema, teatro infantil e aos que não têm, há a possibilidade de participar de eventos nos espaços públicos. O importante, segundo Sônia, é que nesse período, os pais e mães devem ficar mais próximos dos filhos, assumindo o controle sobre as atividades deles, já que não estarão nas escolas.