Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

I Festival de Arte e Cultura dos Povos Tradicionais do Rio Negro agita Novo Airão neste sábado

O evento, que conta com jogos indígenas tradicionais, gastronomia e apresentações culturais, acontecerá durante o dia todo, começando às 8h

Arte do evento que terá como programação um dia inteiro de diversas atividades

Arte do evento que terá como programação um dia inteiro de diversas atividades (Divulgação)

O I Festival de Arte e Cultura dos Povos Tradicionais do Rio Negro acontece neste sábado (16), no município de Novo Airão, e contará com jogos indígenas tradicionais, gastronomia e apresentações culturais. Os organizadores objetivam atrair o público das cidades adjacentes como Manaus, Manacupuru, Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira.

Pela primeira vez, os povos tradicionais do Rio Negro, índios, negros e caboclos, terão a oportunidade de se reunir coletivamente em uma Mostra Cultural para apresentarem suas artes e culturas.

O festival terá como programação um dia inteiro de diversas atividades que se iniciarão logo pela manhã, a partir das 8h, com a entonação do hino nacional na língua ticuna e a relização de jogos tradicionais da cultura

indígena, como zarabatana, cabo de guerra, arco e flecha e peconha. A programação ainda seguirá com a premiação dos vencedores, por meio de medalhas e troféus, e, a partir das 19h, a abertura oficial do festival com apresentações de rituais indígenas, quadrilha, capoeira e ciranda, entre outros grupos de dança.

A idealização do festival está sendo gestada pelo Instituto Indígena Makuitá de Novo Airão, que desde 2005 atua na promoção de ações e atividades que geram visibilidade e debate sobre as causas das populações indígenas, na busca de resgatar e estruturar os povos indígenas do Rio Negro e do município de Novo Airão.

Este evento terá o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, sendo a Makuitá a primeira associação indígena a celebrar um convênio com o Governo do Estado do Amazonas, cunhando para desenvolvimento e realização do I Festival de Arte e Cultura dos Povos Tradicionais do Rio Negro.

Resumão

O que é? I Festival de Arte e Cultura dos Povos Tradicionais do Rio Negro.

Onde? Campo da Associação Novo Airão Esporte Clube e Quadra Municipal de Novo Airão.

Quando? 16 de agosto, a partir das 8h.

Quanto? Nada (evento gratuito).