Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Festival Folclórico do Amazonas é opção para quer quer curtir o feriadão em Manaus

Neste fim de semana prolongado a plateia poderá conferir apresentações de grupos de xote, boi, garrote, danças nacionais e internacionais, quadrilha, ciranda e tribos

As inscrições deverão obedecer aos critérios da portaria

Festival está sendo realizado no Centro Cultural Povos da Amazônia (Ingrid Anne/ Manauscult)

Um total de 23 danças e grupos folclóricos do Amazonas se revezam no palco da arena do Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), desta quinta, 4 de setembro, até o domingo, 7, feriado da Independência do Brasil, levando mais cores, brilhos e alegorias para a antiga Bola da Suframa. A programação é gratuita, aberta a todo o público e a festa garantida no feriadão, sendo opção de lazer para jovens e famílias amazonenses.

O Festival Folclórico do Amazonas está em sua 58ª edição, reunindo este ano mais de 11 mil brincantes, que se apresentam diariamente no CCPA, numa realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SEC), e da Prefeitura de Manaus, por meio da Manauscult.

Neste fim de semana prolongado a plateia poderá conferir xote, boi, garrote, danças nacionais e internacionais, quadrilha, ciranda e tribos. A organização mantém sempre uma mescla de gêneros para entreter ainda mais os espectadores.

Para a industriária Rebeca Almeida Ferreira, 29, o evento é a melhor forma de conhecer mais da cultura folclórica do Estado, e uma festa bem organizada e segura. “Moro na Betânia e faz parte da nossa tradição, de família, prestigiar a brincadeira”, fala Rebeca.

Já para o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga, o festival é prova de que a cultura popular pode evoluir sim, a partir da união das forças dos grupos, agentes culturais e com apoio do Governo e da Prefeitura de Manaus: “Não perdemos nossas tradições, ao contrário. Elas estão evoluindo dentro do modelo de organização e patrocínio direto. Todos ganham em qualidade”, comenta o secretário.

Nesta quinta, 4, a festa começa às 19h, com a apresentação da Dança Nacional Xote da Carolina, seguida do Cacetinho Kamayura, Boi Bumbá Regional Galante de Manaus e Dança Nacional Xamequinho do Xote. O Boi Bumbá Regional Carinhoso encerra a noite.

Na sexta, feriado municipal da Elevação de Manaus à categoria de Província, o Garrote Regional Esplendor abre o evento, tendo na sequência a Dança Internacional Árabe Síria, Ciranda A Grande Família, Dança Nordestina Lampião Rei do Sertão, Boi Bumbá Regional Evolução Nativa Tribal, Quadrilha Família Gald na Roça e Ciranda Explode Coração.

Ana Carolina Santos tem apenas 16 anos e pouco conhece da história dos 58 anos da festa, mas aproveita as danças para se divertir com a família nos fins de semana. “Está bonita, e o povo tem comparecido. Tem várias atrações, para agradar todos os públicos. Com certeza é uma opção para o feriado”, diz a estudante.

O tradicional evento é realizado pea Secretaria de Estado de Cultura (SEC) em parceria com a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Confira

Sábado (6): Garrote Regional Renascer, Quadrilha Faz Raiva na Roça, Boi Bumbá Regional Garantido de Manaus, Ciranda Tradição da Ciranda, Dança Nordestina Cangaceiros de Lampião e Ciranda Rosas de Ouro.

Domingo (7): Dança Nacional Gaúcha Rancho Manauara, Tribo Tukuna Belezas Naturais, Ciranda Sensação da Raiz, Quadrilha Minha Deusa na Roça e Ciranda Encanto Cirandeiro.