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Restaurante mineiro ganha destaque no New York Times

O restaurante Belo Comidaria, localizado no bairro da Savassi, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, foi classificado pela publicação norte-americana como o local ideal para desfrutar qualquer uma das refeições diárias

Belo Comidaria

Belo Comidaria foi elogiado na imprensa estadunidense (Divulgação)

A admiração do publicitário Rafael Mantesso pela boa gastronomia vai bem além da culinária ou de suas receitas. Aliás, esse é um campo em que ele não tem interesse algum de se aventurar. “Não cozinho nada”, confessa o publicitário. A recusa, porém, não o impediu de trabalhar com a sua verdadeira paixão, e, ao lado dos amigos Henrique Gilberto e Bernardo Resende, abriu em fevereiro de 2013 o restaurante Belo Comidaria, no agitado bairro da Savassi, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.

Com pouco mais de um ano no mercado, o aconchegante espaço se tornou o it place da capital, chamando a atenção, inclusive, do The New York Times. Na edição de 25 de abril, o restaurante ganhou todo um destaque por parte do renomado jornal, que o classificou como o local ideal para desfrutar qualquer uma das refeições diárias. “Ficamos muito felizes, pois é um jornalista do The New York Times, ou seja, um cara com muita referência”, diz o publicitário. “Ele conheceu outros lugares de Belo Horizonte e optou pelo nosso. É uma emoção muito grande”.

No cardápio do Belo Comidaria, nada de pratos internacionais ou muito elaborados. A comida é toda regional, assinada pelo chef - e também um dos sócios - Henrique Gilberto. “Quando decidimos abrir o ‘Belo Comidaria’, já sabíamos o que queríamos fazer em termos de gastronomia. Nosso menu possui comida mineira, com ingredientes regionais e técnicas modernas e de vanguarda”, explica Mantesso. “Optamos por sempre focar no produto da região”, completa.


Estilo retrô

Outro destaque do badalado restaurante fica por conta da sua charmosa decoração, ornada com objetos vintage e mobílias reaproveitadas. “Tentamos fugir da aparência de ‘praça de alimentação de shopping’”, revela o publicitário. Para isso, os três amigos cederam alguns dos seus próprios móveis à dupla de arquitetos Cristiano Sá Motta e Ricardo Gruner, responsável pelo projeto do Belo Comidaria. “Queríamos abrir um local que tivesse a nossa cara e parecesse estar aberto há muito tempo”. Mantesso também deixou sua marca no descontraído ambiente, ele é o autor de uma das pinturas mais belas do restaurante: a de uma camponesa, situada numa parede de azulejos brancos próxima aos toaletes.

Blog especializado

Quando decidiu migrar para a área da gastronomia, Rafael Mantesso começou o blog Marketing na Cozinha. No ar desde 2008, a página fala sobre criatividade e inspiração no ramo gastronômico e traz, em primeira mão, os trabalhos inspiradores do mercado de entretenimento nacional e internacional. “Quis fazer um blog de gastronomia que não falasse de receita. Uma gastronomia do ponto de vista de um publicitário”, recorda ele. “Então a página cresceu e os anunciantes começaram a surgir. Foi quando pensei que podia ganhar dinheiro com ela. Para isso, passei a investir todo o meu tempo e dedicação”.