Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Fibra solúvel de aveia é apresentada em feira paulista

Produto é importante aliado no combate a riscos associados às doenças cardiovasculares e na manutenção do bom funcionamento do intestino

A feira aconteceu no Transamerica Expo Center, em São Paulo

A feira aconteceu no Transamerica Expo Center, em São Paulo (Divulgação)

Todos nós estamos familiarizados com o famoso mingauzinho de aveia. À parte, quem nunca utilizou o cereal para dar aquela incrementada no iogurte ou em frutas? Dentre os benefícios que se pode citar, além do bom funcionamento do intestino, estão também (para quem desconhece) a redução de colesterol e também de riscos associados às doenças cardiovasculares. Para se combater, por meio da aveia, o colesterol e as doenças do coração com maior eficácia, é necessário ingerir, por dia, metade de um pacotinho de aveia ou pelo menos 50 gramas (1/4) do cereal. A novidade está em uma fibra solúvel de aveia, que, com apenas uma colher do produto (10 gramas), pode suprir - sem o exagero de gastar meio pacote de aveia – a quantidade necessária para que o organismo se distancie dos problemas citados anteriormente.

A novidade foi apresentada na 19º FCE Pharma, uma das maiores expositoras de lançamentos e articuladoras de negócios no setor farmacêutico da América Latina, que aconteceu entre os dias 12 e 14 de maio, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. A fibra solúvel de aveia, cujo nome de batismo é beta-glucano de aveia, é produzida pela empresa sueca Swidish Oat Fiber (especializada em derivados de aveia), em parceria com a brasileira DSM produtos, empresa responsável por assinar a comercialização do produto no Brasil, que ainda não foi lançado oficialmente no País e está em fase de negociações para comércio.

Fibra tratada

De maneira geral, a fibra solúvel está presente na aveia. No produto, segundo o gerente de desenvolvimento de mercado da DSM Produtos, Leandro Teixeira, há altas concentrações do composto. “No farelo de aveia normal, que encontramos no supermercado normalmente com 200 gramas em cada pacote, se identifica em porcentagem, de 5,5 % a 8% de beta-glucano de aveia, que é a fibra solúvel. A fibra solúvel de aveia alcança até 28% do composto. Ao invés de você ter que consumir 100 ou 50 gramas de um farelo de aveia, você pode consumir uma colher e ter benefícios mais completos para a saúde com a fibra tratada”, explica Leandro.

Além de reduzir o colesterol, o “OatWell” – nome prévio utilizado para comercialização - diminui em até 20% o risco de desenvolvimento de enfermidades cardíacas no indivíduo, reduz em até 10% do colesterol ruim (LDL colesterol), controla a quantidade de açúcar no sangue, além de desempenhar a função específica da fibra, regularizando o intestino e produzindo sensação de saciedade. A fibra de aveia, por sua vez, também pode ser utilizada em iogurtes, frutas e até no feijão, sob a justificativa de engrossar o caldo.


O processo de como se extrai a beta-glucano da própria aveia se dá pela exclusão da parte interna do grão, que possui um alto concentrado de açúcar, conforme Teixeira. “No grão há a parte externa, chamada de ‘farelo do grão de aveia’. Essa camada é super rica em fibra, principalmente nessa fibra solúvel (beta-glucano). O produto concentra ao máximo na porção externa do grão de aveia, por meio dos processos de peneiragem e moagem para ir extraindo frações que não contribuem com o organismo, e permitir somente as frações com maior concentrado da fibra solúvel”, pondera ele.

Ao contrário do que muitos pensam, as fibras, no geral, não emagrecem necessariamente: o que emagrece é o controle de calorias. “Se você ingere calorias mais do que você gasta, o seu corpo toma essa energia dos alimentos e armazena. Aí se ganha peso. Se você gasta mais energia e mais calorias do que você ingere, você emagrece. Não é necessariamente a fibra que emagrece”, assegura o gerente.

Sobre o evento

A 19º FCE Pharma foi realizada pela Nürnberg Messe, e aconteceu em paralelo com a 19º FCE Cosmetique - voltada para o setor cosmético. Nos três dias do evento, 17.635 mil profissionais dos setores passaram pelo Transamerica Expo Center para conferir as mais de 500 expositoras de novas tendências para os dois segmentos, entre marcas nacionais e internacionais. A FCE Pharma e FCE Cosmetique reuniu profissionais, fabricantes, fornecedores, distribuidores e revendas do país e do exterior.

*a repórter viajou a convite da FCE Pharma