Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Natureza, mitos, futebol, artesanato e cartoons em exposições gratuitas durante a Copa

A mostra estreia no próximo dia 11, no Palácio Rio Negro (Centro) e faz parte do programa “Amazonas de Todas as Artes”

“O Brasil na Copa” foi feita pelos fotógrafos Fernando Clark e Ricardo Feres que percorreram mais de 20 mil KM de Norte a Sul do país

“O Brasil na Copa” foi feita pelos fotógrafos Fernando Clark e Ricardo Feres que percorreram mais de 20 mil KM de Norte a Sul do país (Divulgação )

Como é o Brasil que sediará o maior torneio mundial de futebol de todos os tempos? Este é o tema principal da exposição “O Brasil na Copa”, dos fotógrafos Fernando Clark e Ricardo Feres que percorreram mais de 20 mil quilômetros de Norte a Sul do País para mostrar um verdadeiro mosaico de cores, pessoas, crenças e tradições que ajudam a responder e desvendar alguns dos segredos desta complexa questão.

A mostra estreia no próximo dia 11, no Palácio Rio Negro (Centro) e faz parte do programa “Amazonas de Todas as Artes”, projeto desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, até o próximo dia 13 de julho com 996 atrações e mais de 19 mil artistas diretamente envolvidos em diversos pontos da cidade de Manaus.

Fruto do livro homônimo lançado pela dupla em 2013, a exposição em Manaus contará com a participação especial dos fotógrafos locais Afrânio Ribeiro, Carlos Navarro, Jefferson Rebelo, Lula Sampaio e Roumen Koynov, que captaram os mais belos cenários da capital amazonense.

“O Brasil na Copa” é apenas uma das sete novas exposições, e uma mostra internacional, que estreiam e movimentam o cenário das artes plásticas no Estado até o dia 30 de agosto.

Já em cartaz, e sucesso de público e crítica, “Meu Universo Visual” e “Onde Nascem os Mitos”, dos artistas plásticos Zeca Nazaré e Nelson Falcão, respectivamente, estão na Galeria do Largo (ver box) até o dia 3 de agosto mostrando toda a ousadia e criatividade do trabalho de dois dos mais importantes e reconhecidos artistas amazonenses, com destaque para as instalações Xamã (um carro adesivado por Zeca logo na entrada da exposição) e o uso das percepções multissensoriais em diversas instalações de Falcão.

Também no Largo de São Sebastião a poucos metros dali, a Casa das Artes abre suas portas para “No Mundo da Bola”, uma inventiva instalação sobre futebol que ficará na programação entre os dias 13 de junho a 30 de agosto.

No Centro Cultural Palácio da Justiça acontece entre os dias 17 de junho a 30 de agosto a mostra “Uma Odisséia no Aslfalto – Ednelza Sahdo”, sobre a vida e obra da primeira-dama do teatro amazonense e o Centro Cultural Povos da Amazônia recebe a exposição “É do Brasil”, com peças de artesãos locais e do acervo do Governo do Estado, uma verdadeira vitrine para revelar ao público o talento dos artistas amazonenses.

“É importante ressaltar que o visitante também poderá conferir as exposições permanentes de cada espaço como a “Cidade Santa Anita”, na Galeria do Largo, do “Homem do Norte” no Povos da Amazônia e os museus do Palacete Provincial, além do acervo da Casa Eduardo Ribeiro e o orquidário do Parque Jefferson Peres que funcionarão regularmente”, acrescentou o secretário de Cultura, Robério Braga.

 Amazônia e Cartoon

A cultura visual da região Norte do Brasil por meio de sua arte e particularidades antropológicas, desenhos científicos, arquitetura e urbanismo é o tema de “Amazônia, Ciclos de Modernidade”, exposição que está em cartaz até o dia 3 de agosto no Centro Cultural Palácio da Justiça.

A mostra tem mais de 100 peças e faz parte do Programa Petrobrás Cultural com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.

Além das exposições permanentes e quatro museus a disposição, os visitantes locais, turistas e torcedores que passarem pelo Palacete Provincial na área central da cidade, entre os dias 14 de junho a 30 de agosto, participarão do 2º Salão Internacional de Humor promovido pelo cartunista Jack Cartoon, Centro de Treinamento Amazon Fight Tech e apoio da Secretaria de Estado de Cultura.

De acordo com Jack, foram inscritas 1.235 obras, de 44 países, dos quais foram selecionados 180 trabalhos para disputar a premiação em quatro categorias (cartoon, charges, HQ e caricatura). Os participantes (a entrada é gratuita) também poderão se inscrever em oficinas e workshops.

Para mais informações, horários de funcionamento e atividades promovidas pela Secretaria de Estado de Cultura acessewww.facebook.com/culturadoamazonas e visite o novo Portal da Cultura www.cultura.am.gov.br.

 BOX – Endereços:


·        Largo de São Sebastião: Av. Eduardo Ribeiro, Centro

·        Galeria do Largo: R. Costa Azevedo, 290, Centro

·        Casa das Artes: R. José Clemente, 560, Centro

·        Centro Cultural Palácio da Justiça : Av. Eduardo Ribeiro, 833, Centro

·        Centro Cultural Povos da Amazônia: Av. Presidente Costa e Silva, s/n - Distrito Industrial

·        Palacete Provincial: Praça Heliodoro Balbi, s/n – Centro