Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Conforto fashion: alpargatas estão de volta

Calçado baixo e feito tradicionalmente de pano é nova aposta para looks mais despojados

Luana Aleixo mostrou sua vasta coleção

Luana Aleixo mostrou sua vasta coleção (Winnetou Almeida)

As alpargatas tinham ficado perdidas em algum lugar do passado entre os anos 70 e 80. Mas bastou a gigante Chanel apostar novamente no calçado de pano com ares simples, para que este fosse repaginado com a modernidade e ousadia que lhe faltava. O principal elemento – o conforto – foi mantido, fazendo das alpargatas a aposta fashion descontraída, leve e ideal para o nosso clima tropical de todos os dias.

A versão tradicional dessa sapatilha combinava a sola de sisal ou juta, trançado de capim-bambu em sua lateral e tecidos simples. Desde que retornou, essa moda agora explora diversos materiais como couro, lona, jeans, além da inclusão de acessórios como tachinhas e spikes.

Quem nasceu depois do sumiço das alpargatas acabou “descobrindo” o calçado com bastante entusiasmo: é o caso da universitária Luana Aleixo, 23, que é grande fã da tendência. Sua coleção de mais de dez pares iniciou há pouco mais de dois anos, quando se apaixonou pelo modelo de uma amiga recém-chegada da Argentina.

“Na época, ainda não havia em Manaus onde comprá-las. Daí descobri uma loja virtual da marca Perky, que vende alpargatas com estampas maravilhosas. Mandei buscar e quando chegou, me apaixonei. Não parei mais de comprar”, explica, frisando que hoje, após o boom nas passarelas, a moda já chegou às lojas da capital amazonense (veja o “Destaque”).

Looks despojados

Dentre os motivos que levam Luana a incorporar a alpargata em praticamente todos os seus looks estão o conforto e a versatilidade. “Posso passar o dia inteiro andando e não dá calo e combina com tudo, com calça, saia, legging, short”, diz.

Por ser blogueira e consultora de imagem, Luciana Cordeiro (www.blogdalucordeiro.com.br) precisa estar alinhada com o que anda acontecendo no mundo fashion. Ela diz que ainda está se acostumando às alpargatas, e para tanto, já adquiriu um modelo liso amarelo, que gosta de combinar com produções despojadas.

“Deve-se apostar em looks despojados. Pode ser com saia, short, especialmente mais esportivos. Em geral, eu acho que é um acessório que combina muito com jeans, algo bem descolado, bem fim de semana, bem relax. Aí fica perfeito”, indica. Segundo Luciana, para eventos mais formais, as alpargatas podem não ser a melhor escolha.

Blog: Karen Leão - blogueira (karenleao.com.br) e personal stylist

“É um acessório super interessante que está voltando. Mesmo sendo uma moda que surgiu há tempos, é contemporânea. Aqui em Manaus as pessoas ainda não usam tanto, talvez quem use se inspire mais no pessoal do Rio de Janeiro ou São Paulo, que é onde usam bastante. Mas as alpargatas combinam totalmente com a nossa realidade, principalmente para quem anda muito. Elas são mais despojadas que as sapatilhas tradicionais e transmitem a mensagem de moda - e o melhor de tudo é que são super confortáveis. Em relação a adaptá-las a looks formais, talvez se for um modelo preto, liso, seja possível. O que se deve lembrar é que a alpargata é um acessório mais esportivo e casual em geral, então talvez realmente não caiba em produções mais sérias. Eu não sou muito fã de calçados baixinhos porque meu estilo é mais clássico, adoro um escarpin e o salto alto é uma marca registrada minha. Mas hoje eu já usaria a alpargata para em um fim de semana, algo mais casual.

Destaque

Como mencionado, a Chanel foi uma das primeiras a apostar na volta das alpargatas. Aqui no Brasil, diversas marcas também decidiram reproduzir o acessório com o seu estilo. Hoje, nomes como Miezko, Perky Shoes (www.perkyshoes.com), Capodarte, Dumond, FiveBlu, Santa Lolla, Pink Connection, Schutz e Desmond já têm seus modelos próprios.

Saiba mais

As alpargatas têm origem na Europa, e por lá também são conhecidas por espadrilles. O calçado foi muito usado nos cafezais pelos trabalhadores, para não danificar os grãos de café. No Brasil, as alpargatas foram trazidas pelo escocês Robert Fraser, associado à um grupo inglês começou a construção da Fábrica Brasileira de Alpargatas e Calçados no bairro da Mooca, em São Paulo, e em 1908 lançaram a Alpargata Roda, que já fazia sucesso na Argentina. Trata-se de uma moda unissex e, com a combinação correta, bastante elegante.