Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Decore sentindo as cores do ambiente

Para quem está interessado em investir em uma nova decoração na casa ou algum cômodo, a dica é ter cuidado na hora de optar pelos tons, pois eles podem ajudar ou prejudicar não só o ambiente interno como também o humor das pessoas

Verde kiwi também é opção para deixar sua casa ainda mais bonita

O Verde kiwi é uma ótima opção para deixar sua casa ainda mais bonita (Divulgação Futura Tintas)

Decorar ambientes também significa escolher novas cores. Elas são responsáveis por dar vivacidade não só às paredes e nos detalhes dos móveis ou objetos, mas impõem uma vibração especial nos seres humanos, além de trazer uma sensação de harmonia. Para quem está interessado em investir em uma nova decoração na casa ou algum cômodo, a dica é ter cuidado na hora de optar pelos tons, pois eles podem ajudar ou prejudicar não só o ambiente interno como também o humor das pessoas.

De acordo com Maurício Carvalho, sócio do Escritório Roberto Moita Arquitetos, em Manaus, as cores são usadas para harmonizar sensações e ambientes. “A Teoria das Cores afirma que elas afetam as sensações humanas e por isso procuramos trabalhar com aquilo que o cliente pede. As cores não precisam ser totalmente predominantes, pode ser uma parede trabalhada em tons. O importante é manter um ambiente confortável e aconchegante e que reflita a personalidade de cada um”, afirma o arquiteto.

O ambiente ideal é aquele que agrega energia, luz, harmonia e relaxamento. Confira as dicas da Futura Tintas para não errar na hora da reforma.

Cores Quentes
As cores quentes – amarelo, laranja e vermelho - fazem parte do círculo das cores primárias, já o laranja das secundárias. Elas se associam às sensações de calor e adrenalina, além de estimular o apetite. É recomendado que utilize na cozinha, por exemplo. Essas cores também transmitem sensação de luminosidade e podem ser utilizadas também na sala de estar. Não é aconselhado seu uso em ambientes de relaxamento, como o quarto, pois podem prejudicar o sono.

Cores frias
As cores frias - derivadas do violeta, azul e verde – transmitem a sensação de ampliar ambientes. Os tons de azul e verde transmitem frescor, esperança e tranquilidade, além de proporcionarem um ar mais leve e jovem. Em uma cozinha para um casal jovem, por exemplo, pode-se mesclar detalhes na decoração em azul-marinho e verde cítrico. Já as paredes transmitem leveza com uma tonalidade de azul claro. 

O azul é uma das cores que dão sensação de frescor e relaxamento

Cores pasteis
Os tons pasteis - cores claras - também deixam os espaços mais amplos e leves. As cores escuras, se aplicadas em todas as paredes, reduzem os espaços. Um detalhe importante é ter o teto sempre com o tom mais claro que as paredes. Toques coloridos, flores de tonalidades marcantes podem complementar o cenário, trazendo mais vida e boas vibrações aos moradores, amigos e familiares.

Tendências
Tonalidades como Benrinjela, Alfazema, Cappucino são alguns dos lançamentos da Futura Tintas nesse ano. Para conferir sofisticação e ousadia a ambientes como sala ou quarto é aconselhável combinar uma cor suave no teto e nas paredes e um tom novo em apenas uma das paredes. Além dessas, outras sugestões da Futura são Tomate Seco, Tangerina , Azul Profundo e Chocolate na parede menor da sala ou do quarto, atrás do home teather ou da cabeceira da cama.

Chocolate também é uma tonalidade diferente para ser usada em casa ou no escritório