Log in

Bem-vindo Log out Alterar dados pessoais

Esqueceu a senha?

X

Qualquer dúvida click no link ao lado para contato com a Central de Atendimento ao Assinante

Esqueceu a senha?

X

Sua senha foi enviadad para o e-mail:

Croque-monsieur: prato francês ganha versão mais leve

A pequena Mariana Noffs, de 8 anos, ensina a preparar a iguaria francesa, que foi adaptada para ficar mais saudável

Mariana, hoje com 8 anos, descobriu no paladar uma maestria que chama a atenção

Mariana, hoje com 8 anos, descobriu no paladar uma maestria que chama a atenção (Divulgação/Célio Jr.)

O fascínio pela boa gastronomia é algo que Mariana Noffs cultiva desde que começou a dar seus primeiros passos. Seu pai, o jornalista Célio Jr., lembra que, quando menor, a mini-chef costumava roubar manjericão italiano de uma pequena plantação que mantinha em casa. “Tenho muitos temperos na cozinha e ela vai beliscando tudo. Sempre foi muito curiosa com sabores”, acrescenta. E foi assim, guiada por ele e pela mulher, a funcionária pública Hélide Noffs, que Mariana, hoje com 8 anos, descobriu no paladar uma maestria que chama a atenção.

“Comecei a gostar acompanhando os meus pais. Sempre via meu pai preparando os jantares e ficava perto, para ver como se fazia”, conta a pequena mestre cuca. “Ela pegava um banco e ficava lá, querendo me ajudar de alguma forma”, completa Célio, que tem na filha sua principal companheira na hora de ir à feira ou ao supermercado. “A Mariana tem contato direto com esse campo, somos muito envolvidos com gastronomia. Ela sempre nos acompanha em restaurantes, cantinas e bistrôs”.

A primeira tentativa da jovem na cozinha foi sob a supervisão da mãe. Na ocasião, ela optou por preparar uma omelete tradicional. “Minha mãe me ajudou de início, mas depois fui aprendendo e agora já faço sozinha. Fica muito boa”, revela Mariana. Hoje, a mini-chef já elabora um extenso cardápio, com quitutes como leite, queijo, macarrão e saladas. “Agora, quero aprender a fazer temaki, que gosto bastante”, confessa. “Mas isso vai demorar um pouco, pois o arroz japonês é bem mais complicado”, interrompe Célio.

Favorito

Foi numa visita ao bistrô e cocktail bar Belle Époque (Shopping Ponta Negra) que Mariana conheceu um de seus pratos favoritos: o croque-monsieur. Pelas mãos do pai, a iguaria francesa ganhou uma adaptação mais leve - seguindo a gastronomia saudável adotada pela família. “Substitui o brioche e os queijos emmental e gruyère por pão integral, peito de peru e queijo Minas. De resto, a receita segue a mesma”, diz Célio. As mudanças, segundo a jovem, foram aprovadas: “Ficou bem mais gostoso!”, declara.

De acordo com o jornalista, de início, Mariana apenas acompanhava o preparo. Agora, já consegue elaborar um croque-monsieur sozinha. “Os pratos da Mariana ficam muito bons, ela faz direitinho e já tem o tempo certo para tudo. O croque-monsieur é bem complexo para uma criança, mas, como ela é bastante estudiosa, tem facilidade”, derrete-se. “O ruim é que agora ela fica bem mais exigente na cozinha”, brinca.

Auxílio

Além dos pais, Mariana contou com a ajuda de duas outras fontes na hora de preparar seus pratos. A primeira delas, o “Ana Maria Brogui”, é o primeiro programa de culinária do YouTube no Brasil, apresentado por Caio Novaes. “Todo dia vou lá para conhecer receitas novas”, conta a mestre cuca. Já a segunda, o “Cooking Mama”, consiste num jogo para Nintendo Wii onde o usuário tem como tarefa cozinhar diversas comidinhas e refeições. “Com o game, aprendi a fazer as saladas”, encerra.

Planos

Mariana encara suas aventuras na cozinha como sendo bem mais que um passatempo. “Eu levo a sério, tenho muita muita vontade de fazer cursos na área”, conta.

Frase

“Os pratos da Mariana ficam muito bons, ela faz direitinho e já tem o tempo certo para tudo. O croque-monsieur é bem complexo para uma criança, mas, como ela é bastante estudiosa, tem facilidade” -  Célio Jr., Pai da Mariana.

Veja abaixo a receita

Croque-monsieur

Ingredientes:

3 fatias de pão integral sem casca
3 fatias de peito de peru light
3 fatias finas de queijo minas, molho béchamel light e parmesão ralado

Molho béchamel light
1 colher de sopa de margarina light
1/2 xícara de leite desnatado
1 colher de sopa de farinha de trigo, sal a gosto, pimenta-do-reino a gosto
1 pitada de noz moscada
1/2 lata de creme de leite light

Como fazer o molho

1.Derreta a margarina 2. Acrescente o trigo e mexa por 3 minutos em fogo baixo 3. Acrescente o leite, aumente o fogo até ferver, sem parar de mexer4. Acrescente o sal, pimenta-do-reino e noz moscada 5.Abaixe o fogo e deixe por mais dois minutos 6.Desligue o fogo e acrescente o creme de leite. Reserve.

Montagem do croque-monsieur

1. Com uma colher média, regue a primeira fatia de pão com molho béchamel e depois cubra-a com as finas fatias de queijo minas 2. Regue a segunda fatia de pão com molho béchamel e coloque as fatias de peito de peru light 3. Cubra o sanduíche com a terceira fatia de pão 4. Regue com bastante molho béchamel e salpique queijo parmesão ralado 5. Leve-o ao forno pré-aquecido 6. Deixe o queijo derreter até gratinar.